As redes sociais passaram a fazer parte do mundo corporativo e, por essa razão, ter o canal banido de forma injusta pode causar uma série de problemas. Um exemplo a falta de relacionamento com prospects e clientes.
Layla Rodrigues, advogada especialista em direito digital, explica o assunto. “Quem está no mundo digital normalmente usa as redes sociais para se comunicar com seu público, principalmente se você é influenciador, streamer ou trabalha no mercado de esporte eletrônico. Então quando sua conta foi banida é importante saber como agir”, detalha Layla.
O primeiro passo para solucionar a questão é a busca pelos canais de atendimento oferecidos pela plataforma. Durante o procedimento é necessário o registro de todos os contatos e protocolos encaminhados. “Antes de mais nada, vá ao servidor da conta e solicite uma revisão da restrição. A Meta por exemplo, ao 'suspender' uma conta, envia email para revisão desta suspensão. Outras plataformas fazem o mesmo. Verifique a possibilidade de solicitar uma revisão no banimento o quanto antes”.
Caso não haja solução pelos meios administrativos da plataforma, outra forma é a procura pelo Procon. “Há estados do Brasil em que você precisa ir ao Procon antes de entrar na justiça. Então, sempre recomendo que haja uma reclamação formal ao órgão pela suspensão injusta da sua conta”, conclui.