A Costelata, produtora e distribuidora de costelas bovinas que permite aos entusiastas desfrutarem do sabor sem a necessidade de utilizar exclusivamente a churrasqueira, tornou-se a primeira empresa do Rio de Janeiro a receber o Selo Arte, certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal e sem químicos. Outro produto carioca que também ganhou o selo foi a linguiça da delicatessen Deli 43 - marca também administrada pelos fundadores da Costelata.
De forma geral, existem diferentes indicadores usados na indústria alimentícia como as certificações de "orgânico", "livre de transgênicos”; a própria lista de ingredientes obrigatória na regulamentação da Anvisa e informações nutricionais incluindo calorias, gorduras, açúcares e sódio. Um exemplo pouco conhecido é o Selo Arte, que, pela primeira vez no mercado carioca, foi concedido à empresa de costelas bovinas.
“Para nós, o selo é a prova da nossa qualidade e capacidade de distribuição e expansão. Ele atesta que os nossos cortes bovinos foram preparados de acordo com técnicas tradicionais e com ingredientes naturais, sem aditivos químicos prejudiciais à saúde”, afirma Fernando Fernandes, fundador da Costelata.
O "Selo Arte" é uma certificação criada pelo Governo Federal do Brasil que atesta que os produtos seguem padrões de qualidade e segurança alimentar estabelecidos pelos órgãos reguladores e permite a comercialização em nível nacional. A concessão ocorre após uma análise criteriosa das condições de produção e higiene do estabelecimento, garantindo aos consumidores a procedência e qualidade dos alimentos.
Dados da USP apontam que, nos últimos dez anos, o consumo de ultraprocessados teve um aumento médio de 5,5%. A pesquisa ainda relata a relação entre a alta ingestão desses alimentos com o risco de obesidade e diversas outras doenças. Como alternativa para o cenário atual, a Costelata se comprometeu com a preservação de produtos de forma autêntica e de alta qualidade, o que se deu através da conquista do selo em apenas três meses. O certificado está disponível no Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA).