TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Anabolizantes X Varizes: de que forma eles podem afetar a saúde vascular?

Em relação a veias e varizes pode levar a uma dilatação grande destas veias, em função da hipertrofia muscular acentuada

Por Portal Eu, Rio! em 07/05/2024 às 07:22:28

Foto Divulgação

É comum vermos matérias de atletas profissionais e pessoas que simplesmente treinam regularmente para fazerem uso de anabolizantes. E muitas vezes esse a utilização destas substâncias são feitas por conta própria.

E será que o uso de anabolizantes pode prejudicar a saúde vascular?

“Este é um tema muito importante, pois muitas pessoas os utilizam sem compreender os riscos reais envolvidos. É crucial destacar que o uso de anabolizantes tem diversos efeitos colaterais e pode prejudicar o sistema cardiovascular, tanto central quanto periférico”, explica a Dra. Helen Pessoni, especialista membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB).

1 – O uso de anabolizantes tem diversos efeitos colaterais e pode prejudicar o sistema cardiovascular, tanto central quanto periférico. Por que isso ocorre e quais os riscos?

O uso de anabolizante tem uma indicação médica quando um paciente teve muita perda de massa muscular e é preciso fazer a reposição desta massa muscular.

Pacientes que passaram por doenças que depletam muita massa muscular e queremos estimular isso. Mas isso é uso de indicação médica.

As pessoas usam anabolizante para ganho de massa muscular com uma visão que é mais estética ou para treinar melhor, desenvolver para uma atividade, como levantamento de peso.

E os anabolizantes, principalmente os esteróides androgênicos, podem causar vários danos, tanto à circulação central, quanto à circulação periférica, e ainda risco de infarto, por exemplo. Então:

- Aumenta a pressão arterial, podendo sobrecarregar o coração;

- Eleva os níveis de colesterol, fazendo um desequilíbrio entre o “colesterol bom” (HDL) e aumenta o “colesterol ruim” (LDL);

- Aumenta o risco aterosclerose nas artérias, piorando a circulação a longo prazo;

- Aumenta o risco de coagulação sanguínea (os pacientes podem formar coágulos, principalmente aqueles que têm predisposição);

- Enfraquece as paredes dos vasos;

- Risco de arritmia;

- Risco de aumento do tamanho do coração.

Em relação a veias e varizes pode levar a uma dilatação grande destas veias, em função da hipertrofia muscular acentuada.

Então, o uso de anabolizantes tem as indicações, precisa ser supervisionado quando é feito, e na circulação estes são os principais riscos.

2 – Há algum tempo o uso destas substâncias para fins estéticos foi proibido pelo Conselho Federal de Medicina. Entretanto, ele pode ser indicado em outras situações, quando acompanhado por médicos?

Podem ser indicados em doenças como anemia grave, crônica, quando se quer estimular a produção de células vermelhas do sangue. Então podem ser usados para essa finalidade. Como falei anteriormente, a perda de massa muscular em casos de câncer, HIV, queimadura grave (situação que é debilitante para o paciente, na qual se precisa aumentar a massa muscular e o estado nutricional). Também podem ser usados quando há deficiências hormonais mais graves. Doenças específicas, como quando o homem não tem testosterona, e não faz o desenvolvimento gonadal que precisa, então o anabolizante será usado para restaurar os níveis e estimular o desenvolvimento que a deficiência hormonal não permitiu. Sendo assim, estas são as indicações médicas.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.