O licenciamento de projetos e de empreendimentos no Rio está mais simples com os novos serviços on-line disponibilizados no Portal Carioca Digital pela IplanRio e pela Fundação Rio-Águas. Mais três serviços estão disponíveis ao acesso do cidadão por peticionamento eletrônico. São eles: autorização de início de obra privada de drenagem urbana; pedidos de marcação de faixas não edificantes e faixas marginais de proteção; e solicitação de aprovação de projeto de greide e galerias pluviais. Com estes, todos os procedimentos de licenciamento realizados pela Rio-Águas passam a ser totalmente digitais, sem a necessidade de apresentação de documentos de forma presencial.
“A Rio-Águas e a IplanRio somaram esforços para tornar digital todos os serviços de licenciamento a cargo desta Fundação. Neste ano, disponibilizamos mais três serviços por meio do peticionamento eletrônico, tornando 100% dos nossos procedimentos de licenciamento on-line”, ressalta o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Os demais serviços da Fundação Rio-Águas disponíveis ao acesso on-line são: cadastro de profissionais para apresentação de projetos de greide e galerias de drenagem, declaração de possibilidade de esgotamento pluvial, declaração de cota de greide e recurso de notificação e intimação emitidos pela Rio-Águas.
O presidente da IplanRio, Michell Verdejo, destaca a importância do trabalho conjunto com a Rio-Águas para viabilizar estes serviços pelo portal Carioca Digital. “Nessa parceria com a Rio-Águas, ganha mais uma vez o carioca, contando com a agilidade nos processos. Esse trabalho integrado facilita o desenvolvimento de soluções para nossa cidade e a IplanRio está sempre à disposição de todos os demais órgãos da Prefeitura para juntos desenvolvermos serviços tecnológicos”, afirma Verdejo.
O Peticionamento Eletrônico é um módulo implementado no Processo.Rio onde, por meio do Carioca Digital, o cidadão poderá realizar solicitações à Prefeitura de forma on-line.