Show de Madonna impulsiona mercado de eventos no Brasil
Setor de eventos registra crescimento expressivo e demanda por profissionais especializados aumenta
O mercado de eventos no Brasil está em plena ascensão e a demanda por profissionais especializados na área não para de crescer. Segundo dados do GetNinjas, a procura por profissionais de eventos cresceu 67,2% em janeiro de 2024 em comparação com o mês anterior, refletindo uma forte recuperação pós pandemia e um aumento na realização de eventos de diversos tipos e tamanhos em todo o país.
A produção de eventos é uma atividade que exige conhecimento técnico, habilidades específicas e uma abordagem profissional para garantir o sucesso e a segurança dos participantes. Desde a preparação de palcos até a gestão de logística e segurança, os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental na criação de experiências memoráveis e importantes para o público.
De acordo com o professor de sonorização Vagner Pedreti do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), o atual cenário do mercado de eventos no Brasil é bastante promissor, caracterizado por um expressivo crescimento nos últimos anos e uma demanda crescente por profissionais especializados, afirma o "No entanto, apesar desse crescimento, o mercado enfrenta alguns desafios, como a necessidade de garantir a qualidade e segurança dos eventos, a concorrência acirrada entre os diversos players do setor e a adaptação às constantes mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências do mercado.
Portanto, embora o cenário atual seja favorável, é essencial que os profissionais do setor estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse mercado em constante evolução", conclui Vagner.
Paralelamente ao crescimento do mercado de eventos, grandes espetáculos como o show de Madonna impulsionaram a economia local. O evento, realizado no dia 4 de maio na Praia de Copacabana, injetou quase R$ 300 milhões na economia carioca. Essa injeção de recursos é um reflexo do potencial econômico dos eventos de grande porte e da capacidade de atrair turistas e investimentos para a cidade.