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Procon-RJ notifica empresa responsável pelo show de Bruno Mars

Autarquia quer saber como ficará a situação dos consumidores no caso de cancelamento das apresentações

Por Portal Eu, Rio! em 09/05/2024 às 15:47:21

Fãs na fila para comprar ingressos dos shows de Bruno Mars no Rio: confusão. Fotos: Redes Sociais

O Procon-RJ vai encaminhar ofícios à produtora Live Nation para solicitar informações quanto às medidas que deverão ser adotadas após a suspensão dos shows do cantor Bruno Mars, nos dias 4 e 5 de outubro, no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro. Caso a autarquia verifique irregularidades, as empresas responsáveis pelos shows podem responder a um processo sancionatório e ser multadas.

O Procon-RJ tomou ciência de que a Prefeitura do Rio de Janeiro determinou a suspensão dos shows do cantor. Segundo vídeo do prefeito Eduardo Paes, a empresa organizadora não terá autorização do município e dos órgãos competentes e, com isso, o evento não poderá ocorrer. No entanto, há informações de que a empresa responsável já comercializou entradas para os shows.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! o alerta do secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, sobre as opções disponíveis para indenização dos compradores dos ingressos do show de Bruno Mars, previstos para 4 e 5 de outubro e suspensos por conflito com as restrições do período eleitoral.

Segundo o Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o consumidor que já tinha comprado os ingressos não pode ser prejudicado. Segundo os artigos 20 e 35 do Código de Defesa do Consumidor, a empresa responsável pela venda deve oferecer a opção de ressarcimento integral do valor pago, conceder um crédito para utilização em outro evento ou o ingresso em novas datas se o show for remarcado. A escolha será do consumidor.

Ainda conforme o Procon-RJ, a empresa também deve disponibilizar canais de contato, como a plataforma oficial de compra, telefones ou e-mail para que o consumidor receba as informações e decida qual opção vai escolher.

- Esperamos que a empresa responsável pelo show e a prefeitura cheguem a um acordo sobre a realização do evento em uma outra data possível, minimizando a situação atual. Caso a Autarquia verifique irregularidades, as empresas podem responder a um processo sancionatório e ser multadas – explica Coelho.

Ainda conforme Coelho, os consumidores que se sentirem prejudicados podem também registrar a sua reclamação individualmente. O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação, poderá acessar os canais de atendimento disponíveis no site oficial da autarquia:www.procon.rj.gov.br ou WhatsApp de denúncias: (21)98104-5445.

*Secretaria de Defesa do Consumidor disponibiliza atendimento para fãs*

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) também está disponibilizando atendimento para os fãs que tiverem dificuldade com o ressarcimento do ingresso ou quaisquer outras dúvidas.



- Estamos com nossas equipes de plantão. É importante os fãs saberem que o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 35, determina que o consumidor tem direito à restituição imediata dos valores e o realizador do evento tem a obrigação de divulgar de forma clara, imediata e precisa quanto à restituição dos valores dos ingressos - explicou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Todas as orientações junto à Sedcon podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de atendimento: WhatsApp (21) 99336 - 4848, 0800-2020143 ou por e-mail [email protected].

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