A ONG Favela Mundo levou 25 jovens das comunidades do Caju para visitar o Bondinho Pão de Açúcar, na Urca. A iniciativa fez parte do curso gratuito de fotografia contemporânea do projeto Favela Hope, que busca capacitar profissionalmente e inspirar os jovens por meio da arte visual. Nas aulas, os alunos estudam técnicas de fotografia e edição de imagens em câmeras profissionais e smartphones.
Muitos dos estudantes nunca tiveram a oportunidade de visitar o ponto turístico carioca, mesmo sendo moradores do Rio de Janeiro. Então, o objetivo foi também de proporcionar a experiência, além de desenvolver as técnicas aprendidas em sala de aula. É o caso de Jéssica da Silva, de 16 anos, que disse não conhecer quase nada da sua cidade natal.
"Sou carioca e nunca fui ao Bondinho. É muito bonito, com uma paisagem linda”, conta.
Outro aluno que visitou o local foi Gustavo Santos, de 24 anos.
“Toda vez que vou ao trabalho ficava vendo de longe, com muita vontade de conhecer o ponto turístico e andar de bondinho. Foi um sonho ir lá e tirar foto pra marcar esse momento”, comenta.
O Favela Hope é um projeto dedicado à formação profissional para o mercado de trabalho, especialmente no campo do audiovisual. Em julho, o projeto abrirá 100 novas vagas para cursos de fotografia e vídeo no Morro da Babilônia, proporcionando mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os jovens da região.