Dois clubes centenários se enfrentam, a partir deste domingo (14), pela décima vez em finais. Às 16h (de Brasília), no estádio Nilton Santos, a bola rola para Vasco e Flamengo: é o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca de 2019.
Já houve outros encontros valendo título, porém sem ser necessariamente uma “final”. Sistemas de pontos corridos e triangulares também definiram o destino de algumas taças no Rio de Janeiro. Mas, na conta que se enquadra exatamente no cenário atual, foram nove enfrentamentos. Apenas em um deles a volta olímpica foi dada pela turma da Cruz de Malta, que carrega um jejum de 31 anos sem superar o maior rival neste contexto. É importante destacar que uma dessas ocasiões citadas valia troféu da Copa do Brasil (2006) e disputas de turnos não fazem parte desta contagem.
Para encerrar esse tabu, o Vasco vai apostar na experiência. O argentino Máxi López ganhou a disputa particular com o jovem Tiago Reis e voltará ao gramado na condição de titular. Assim como o zagueiro Leandro Castán, recuperado de uma lesão na coxa esquerda. Neste caso, Ricardo retorna ao banco de reservas. Em contrapartida, Rossi segue lesionado.
Do outro lado, pela primeira vez na atual temporada o Rubro-Negro colocará em campo sua força máxima contra o time de São Januário. Na missão de manter a escrita das últimas três décadas, Abel Braga terá que decidir: quem sai para a volta de Gabriel Barbosa?
Arrascaeta é o favorito para ceder espaço ao atacante que cumpriu suspensão na goleada de 6 a 1 sobre o San José, pela Libertadores. Só que a torcida e o futebol apresentado pelo ex-cruzeirense apontam para outra solução. Se começar com o uruguaio, o treinador terá como principais possibilidades de tirar da equipe os renomados Diego e Bruno Henrique. Ao contrário do campeão da Taça Guanabara, o dono da Taça Rio não terá desfalques por questões físicas. As suspensões também não são problemas para ambos.
No próximo domingo (21), no Maracanã, será escrito o capítulo final dessa história. Contudo, um resultado maiúsculo agora pode ser fundamental ao fim dos 180 minutos.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLAMENGO
Local: Estádio Nilton Santos/Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: domingo, 14 de abril de 2019
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo de Nunes Sá
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
Transmissão: Globo e Premiere
Vasco: Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro e Bruno César (Lucas Santos); Marrony, Yago Pikachu e Maxi López. Técnico: Alberto Valentim
Flamengo: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Arão e Diego; Everton Ribeiro, Bruno Henrique (Arrascaeta) e Gabriel Barbosa. Técnico: Abel Braga