Uma exposição de artistas finlandeses fica até dia 28, deste mês, na Casa França Brasil. A mostra faz parte do evento BELA Bienal(Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea) que promove um encontro de arte europeia e latino-americana, reunindo artistas nórdicos e brasileiros, apresentando um diálogo consistente entre culturas tão distintas. O evento Finlândia Bela Brasil é composto de exposição de obras de arte que reúne: fotografia, pintura, gravura, street-art, objetos e instalação de artistas finlandeses.
Está é a 4ª edição, teve início em Portugal, na Cidade do Porto em 2012. O Bela Bienal tem duas versões: uma na Europa e outra na América Latina, sua segunda edição foi no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e sua terceira Edição aconteceu na Cidade de Helsinki na Finlândia.
“Eu trago pra cá a oportunidade única de ver a arte de um país que tem uma cultura muito forte como a finlandesa. Acho a delicadeza dos trabalhos deles muito peculiar, como a preocupação de criar elaborar uma obra. Eles cobram muito a perfeição. Outro aspecto é a suavidade no trabalho, que ao mesmo tempo é muito forte. A Finlândia é um país muito pequeno, que participou de duas guerras. Eles se recuperaram e hoje tem o melhor sistema de educação do mundo”, contou Edson Cardoso, curador da bienal.
Mostra Brasileira
Em paralelo a mostra finlandesa, acontece ao lado, no prédio do Centro Cultural dos Correios, a exposição só com artistas brasileiros. Que faz parte do diálogo entre os dois países, promovida pela AVA Galeria sediada na Finlândia. Nesta edição, a exposição conta com obras do apresentador como Gugu Liberato, que homenageia a pintora Frida Kahlo e das atrizes Vanessa Gerbeli e Natália Lage, entre outros.
A mostra brasileira acontece no Centro Cultural dos Correios, até o dia 12/05, de terça a domingo, das 12h às 19h. Já a Finlândia BELA Bienal estará na Casa França Brasil, até 30 deste mês, com visitação das 12h às 19h. A entrada das duas mostras é gratuita e livre pra qualquer idade.