Na próxima semana, dia 17, o show "Cantoras do Rádio" vai estar no palco do Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, no Méier, Zona Norte do Rio. No elenco, as atrizes e cantoras Soraya Ravenle e Ithamara Koorax apresentam uma homenagem às grandes intérpretes da música brasileira. Sob a direção musical do violonista Luís Filipe de Lima, o encontro entre as irmãs promete trazer a nostalgia e a emoção com o repertório de sucessos de Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Maysa, as irmãs Batista entre outras damas da Época de Ouro do rádio no Brasil.
No teatro, Soraya já viveu, Dolores Duran, Carmem Miranda, Isaura Garcia, fez shows em homenagem a Elizeth Cardoso que foi madrinha artística de Ithamara Koorax no início da carreira. Recentemente, as duas irmãs fizeram um espetáculo sobre Dalva de Oliveira e, há alguns anos, um projeto para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio homenageando as irmãs Carmem e Auro Miranda.
“A apresentação tem um clima impactante. O público terá uma catarse, uma epifania. Será uma tarde de emoções fortes, já que estaremos eu e minha irmã, homenageando uma das grandes vozes da nossa música", celebrou Ithamara.
Para Ravenle, os ensaios foram pura emoção. Ela ainda contou que as músicas mexem com a memória e os sentimentos das pessoas.
"Nos primeiros ensaios, quando começávamos a cantar, eu chorava. Agora já consigo me controlar. As pessoas costumam cantar conosco. Muitas chegam às lágrimas.Homenagear as grandes intérpretes é sempre emocionante, pois mexe com a memória de todos. Eu e a Itha, somos dois caminhos que se irmanam pelos laços de sangue, e pelos laços da música. Nossa mãe nos colocou nas aulas de piano e teoria quando tínhamos cinco e seis anos. Aprendemos a ler e escrever o português ao mesmo tempo em que aprendíamos a ler e escrever partituras musicais, portanto a música é estrutural nas nossas mentes, almas, e corações. Cantar com a Itha é reconhecer esse lugar primeiro, matricial, onde muitas coisas não precisam ser explicadas, são plenamente sentidas e cantadas, puro amor, amor, amor", celebrou Soraya.
No repertório do musical estão sucessos como “Noite do meu bem”, “Chega de saudade”, “Disseram que voltei americanizada”, “Último desejo”, “É luxo só”, “Bandeira branca” e “Máscara negra”.
Sobre o projeto 'Quartas Brasileiras'
Criado pela dupla Fernanda Santos e Flávio Loureiro em 2015, o projeto Quartas Brasileiras vem ocupando um espaço importante na vida cultural da região do Grande Méier, levando shows de grandes artistas da música brasileira para um público com poucas opções. Em pouco tempo, o projeto é sucesso de bilheteria.
Pelo palco do Quartas Brasileiras, já passaram grandes nomes da música brasileira como Ivan Lins, Zezé Motta, Áurea Martins, Golden Boys, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Eduardo Dussek, The Fevers, Leny Andrade e Miele.
A próxima edição acontece no dia 17, a partir das 16h. O Imperator – Centro Cultural João Nogueira fica na Rua Dias da Cruz 170, Méier. A classificação etária é livre e os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).