O Festival Cantando a Gente se Entende encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento, uma realização do CEAP, CCIR e CIRCUITO UBUNTU, é destinado a promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. No contexto atual, a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias.
A atividade é alusiva ao 21 de janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Foi instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, vem acontecendo no decorrer do ano e já realizou, em 16 de janeiro (seguindo nos dias 17, 18, 19 e 20), no CCJF, Centro do Rio, diversas mesas com debates, trazendo temas para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.
"A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa", define o Babalawô Ivanir dos Santos.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa celebra a diversidade e a liberdade religiosa com um grande festival inter-religioso. Neste sábado (25), em Madureira, haverá o Projeto "Cantando a Gente se Entende", um festival cultural inter-religioso no Parque de Madureira, aberto ao público. No decorrer do dia ocorrerá shows do Pastor Kleber Lucas; Rita Benneditto, com seu Tecnomacumba - 20 anos de Axé; samba do Vou Pro Sereno; e apresentação do Padre Marco Lázaro, além de grupos culturais, coral, cantarias e dança cigana, entre outros. Conta ainda com 30 barracas inter-religiosas que compõem a atividade, apresentando suas características.
Os artistas
- Vou Pro Sereno ou “VPS”, como chamam os fãs, é formado por Alex Sereno (tantã e voz), Paulinho Sereno (reco-reco) e Rodrigo Tchutchucão (violão). Com mais de 20 anos de história, o trio, que conta com mais de 1.8 milhão de ouvintes mensais no Spotify e 446 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube, surgiu na Zona Oeste do Rio de Janeiro e explodiu nacionalmente com a música “Nada Pra Fazer”, que deu nome a uma roda de samba que levava cerca de 10 mil pessoas ao Bangu Atlético Clube, na capital carioca. A roda começou a atrair amantes do samba, além de muitos sambistas. Desde então, o grupo passou a rodar com o projeto, embalando e animando o público com o melhor dos clássicos do samba pelo país.
- Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita - Etnia Mbya Guarani da capital do Rio de Janeiro, da região do Município de Maricá.
- Padre Marco Lázaro - Mais um fenômeno do Marketing Religioso, o Padre Marco Lázaro. Ele começou na Bahia, onde criou o ritmo Axé-gospel, e hoje mora no Rio de Janeiro. O padre que se auto intitula “Artista de Deus” fala do desejo de estudar fora do país, condena a má distribuição de renda, cantando no seu repertório.
SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
“CANTANDO A GENTE SE ENTENDE"
Dia 25 de Maio - Parque de Madureira - R. Soares Caldeira, 115
Das 10h às 20h
Entrada Franca
Mais informações: www.ccirbrasil.
Apresentadores: Cistina George e Pai Nando de Oxaguiã
10h - Abertura
10h20 - Analys de Oyá – Roda de Conversa.
10h50 - Cantor Wellington Costa. MNE – Movimento Negro Evangélico
11h15 - Coven Lua de Louros (Wiccanos) Performance Teatral
11h40 - Cantaria Cigana - Xirê dos Ciganos Louvando os Orixás
12h10 /12h30 – Chegada da Procissão de Zé Pilintra (cortejo formado por vários grupos saindo da Portela até o parque de Madureira)
12h40 - Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita
13h15 - Círculo Holístico Arca da Montanha Azul
Palco principal
14h40 - Vou Pro Sereno
16h - Padre Marco Lázaro
17h10 - Pastor Kleber Lucas
19h - Rita Benneditto