TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Arlindo Cruz é internado por sequelas de AVC

Especialista alerta para os sintomas mais comuns de doenças cardiovasculares

Por Portal Eu, Rio! em 29/05/2024 às 08:00:00

Foto: Divulgação

Recentemente o cantor e compositor Arlindo Cruz, de 65 anos, foi internado com complicações de saúde devido a um AVC que teve em 2017. O sambista teve uma desaceleração dos batimentos cardíacos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano.

Segundo a médica cardiologista Giane Carneiro, da Clínica Villela Pedras, é muito importante cuidar da saúde cardiovascular, uma das maiores causas de mortes no mundo inteiro. A especialista ressalta para a importância de manter uma rotina de hábitos saudáveis, que inclui alimentação adequada e a prática de atividades físicas, como grandes aliadas da saúde cardiovascular.

"Quero ressaltar também a importância do check-up, para identificação dessas doenças que podem ser evitadas, pois é na anamnese, no exame físico e nos exames complementares, que nós identificamos os grandes vilões da doença cardiovascular, como a hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo, diabetes, colesterol alto, tabagismo, uso de álcool, entre outros", explica a cardiologista.

Os principais sinais clínicos que o corpo pode dar, são: cansaço, dor no peito (após um esforço ou estresse), pernas inchadas e dor que pode irradiar para os braços, para a mandíbula e para o dorso. Diante desses sintomas, é primordial procurar imediatamente atendimento médico.

A médica explica ainda que graças aos avanços da Medicina Nuclear, a saúde do coração pode ser monitorada. Exames como a cintilografia de perfusão miocárdica, a tomografia por emissão de pósitrons e a ventriculografia radioisotópica permitem avaliar o funcionamento cardíaco, detectando áreas de isquemia miocárdica que antecedem o infarto agudo do miocárdio. Os exames também permitem que o cardiologista planeje uma intervenção médica, que pode evitar danos permanentes ao coração.

Mas apesar da importância da prevenção e da conscientização para as doenças cardiovasculares, um estudo da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) aponta que cerca de 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.