O combo de cirurgia plástica está cada vez mais procurado, ainda mais as de contorno corporal, em que as pessoas aproveitam para realizar mais de uma cirurgia e ter a recuperação de todas ao mesmo tempo e de forma mais rápida. O cirurgião plástico membro das sociedades brasileira e americana de cirurgia plástica, Matthews Herdy, conta com o auxílio de novas tecnologias para garantir melhores resultados com menos riscos e também que não precisa do tão temido dreno para alcançar o resultado. Além disso, elas podem garantir uma recuperação ainda mais rápida.
As técnicas são escolhidas a partir da avaliação do que o paciente deseja. “Uso a lipo ultrassônica para casos em que a maior queixa é a redução de gordura e, quando o incômodo é mais por conta da flacidez, uso a tecnologia Renuvion, de radiofrequência e plasma, que promove a contração dos tecidos”, descreve o médico.
Segundo o especialista, a cirurgia é realizada com o auxílio de uma tecnologia que permite remover a gordura de forma mais fácil, mais segura e com muito mesmo traumatismo. “Trata-se de um equipamento que cria uma vibração ultrassônica capaz de derreter as células de gordura, tornando o procedimento mais suave e menos arriscado, pois há menos risco de dano a vasos sanguíneos e nervos, com resultados mais delicados e harmoniosos e um pós-operatório muito melhor - menos, dor e manchas roxas”, explica Herdy.
O cirurgião destaca, ainda, que o pós-operatório da lipoaspiração ultrassônica tende a ser menos incômodo do que a recuperação da lipoaspiração regular, uma vez que é exercida menos força no corpo do paciente para se remover a gordura. Normalmente, é necessária uma semana de repouso. Em 15 dias, os pontos são retirados e após o primeiro mês as atividades físicas podem ser retomadas. Os resultados são visíveis logo após o procedimento e se acentuam em até seis meses.
Para o implante de silicones, o médico indica a técnica 24h que diminui os riscos de contaminação, com um corte pequeno e ainda proporciona uma recuperação em tempo menor. “Essa técnica vem trazendo muita liberdade às minhas pacientes no pós operatório, pois a paciente, em 4h, já está com alta e, em 24h, pode retomar suas atividades”, acrescenta Matthews.
Outro método utilizado pelo médico é o Renovation, que consiste em uma cânula que dispara jatos de plasma, promovendo uma retração do tecido abaixo da pele e, ainda, promove a produção local de colágeno. Desta forma, pode evitar a necessidade de uma abdominoplastia. “É indicado para pacientes mais jovens, com níveis hormonais regulares, uma boa pele e uma boa produção de colágeno. Ele pode evitar uma grande cicatriz e uma cirurgia mais invasiva e mais arriscada, como a plástica de abdômen”, acrescenta Herdy.
Ainda existe a possibilidade, nas cirurgias de contorno corporal, de retirar a gordura de um local e fazer o enxerto em outro. Geralmente, este procedimento é realizado nos glúteos, durante as lipos, mas também pode ser aplicado em outras regiões, como na panturrilha. “Existem diversas possibilidades. É muito comum pacientes pedirem para ralizar o aumento de outras áreas, com a gordura retirada de alguma outra região”, relata Matthews.
Herdy ressalta que, embora menos invasivo, os procedimentos precisam ser realizados no hospital, em centro cirúrgico, com equipamentos de segurança adequados e por um cirurgião plástico especializado. “É importante destacar que as técnicas de lipoaspiração visam a remodelação do corpo e não a perda de peso. Portanto, é fundamental que o paciente siga uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios. A retirada de grande quantidade de gordura coloca a vida do paciente em risco e o resultado pode não ser o esperado”, comenta o médico.