Após a primeira votação favorável do Projeto de Lei 142/2023, que institui a Operação Urbana Consolidada do Estádio São Januário, o legislativo carioca já tem seu próximo compromisso agendado. A audiência pública está marcada para esta terça-feira (11), às 19h, no próprio estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama. Essa será a terceira audiência promovida para debater o tema, antes que o projeto vá para a 2º discussão no plenário da Câmara do Rio.
O projeto prevê a transferência de 197 mil metros quadrados de potencial construtivo não utilizado no complexo de São Januário para diversas regiões da cidade, seguindo regras específicas, como a Barra da Tijuca e bairros da Zona Norte carioca. O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado, destacou a importância do futebol na economia fluminense e a capacidade de São Januário ser um exemplo nesse sentido.
Para enriquecer o debate, foram convidados o Secretário Municipal de Coordenação Governamental do Rio, Jorge Luiz de Souza Arraes, e o Subsecretário Executivo do Rio, Thiago Ramos Dias. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Rio TV Câmara.