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Alerj cobra conclusão das obras do Metrô na Gávea e solução para o impasse na Supervia

Inundação nas obras perto do Jockey e disputa judicial sobre concessão dos trens adiam volta dos transportes aos trilhos

Por Portal Eu, Rio! em 11/06/2024 às 12:11:05

Impasse em torno da gestão dos trens adicou investimentos e gastos em manutenção, tornando acidentes e paradas de circulações mais frequentes nos trens da Supervia. Foto: Agência Brasil

A Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense e a Comissão de Transporte, ambas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizam nesta terça-feira (11/06) audiência pública para debater a situação do transporte ferroviário no Estado do Rio de Janeiro, operado pela concessionária Supervia. A Frente Pró-Ferrovias destaca a importância de soluções para o transporte de passageiros, abordando a situação crítica da Supervia, em recuperação judicial desde junho de 2021, e a possibilidade de o Governo do Estado assumir a operação. Questões como a conclusão do Metrô da Gávea e do trecho Estácio-Carioca também estão no centro desse debate.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a análise do presidente da Frente Pró-Ferrovias, deputado Luiz Paulo, do PSD, sobre a urgência da conclusão da estação da Gávea para a expansão do sistema metroviário no Grande Rio.

A iniciativa da Frente visa ao desenvolvimento econômico e logístico do Estado.

“Ao incentivar a reativação das malhas ferroviárias e formular políticas públicas eficazes, essa iniciativa busca superar o atraso histórico do estado em relação à logística ferroviária. Com uma infraestrutura ferroviária modernizada, o Rio de Janeiro tem o potencial de fortalecer sua economia, reduzir impactos ambientais e se tornar um polo de referência no transporte de cargas e passageiros por trilhos no país. A Frente Pró-Ferrovias é um catalisador para uma nova era ferroviária no estado, estimulando o crescimento econômico, a criação de empregos e consolidando o Rio de Janeiro como líder na logística ferroviária no Brasil, comentou o coordenador da Frente, deputado Luiz Paulo (PSD).

Já o presidente da Comissão de Transportes, deputado Dionisio Lins (PP), explicou os objetivos mais imediatos da reunião.

“Não dá mais para os usuários ficarem reféns de um serviço ineficiente e pagando o preço da desorganização, sendo transportados em vagões sujos e escuros, principalmente aqueles dos ramais que atendem à Baixada Fluminense. Pediremos a criação de um Grupo de Trabalho que contará com representantes do Poder Público para debater a mudança dos serviços ferroviários, atualmente operado pela Supervia e que está em discussão para ser repassado para o Governo do Estado”, disse o parlamentar.

Foram convidados para o encontro Adolfo Konder, presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp); Washington Reis, secretário de estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setrans); Adilson Faria, secretário de estado de Planejamento e Gestão (Seplag); Flávio Vaz, presidente da Supervia; Marcela Amaral, representando o Ministério Público, entre outros.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Alerj

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