TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Bandidos atiram e lançam granadas contra PMs na Zona Norte do Rio

Na operação, dois criminosos foram presos e fuzis apreendidos

Por Roberta Trindade em 19/04/2019 às 11:51:38

Foto: Divulgação PMERJ

Três fuzis apreendidos, três carros roubados recuperados e dois criminosos que estavam foragidos da Justiça presos. Este foi o saldo de uma ação conjunta entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro e da UPP Parque Proletário, na Penha, na Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira, dia 18 de abril.

Após informação levantada por agentes da Superintendência de Inteligência e Análise (SIA) da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) de que traficantes sairiam do Complexo da Penha para reforçar a guerra entre facções que disputam o controle dos morros Serrinha, Cajueiro e Congonha, em Madureira, também na Zona Norte, foram esquematizados pontos de interceptação no trajeto.

O cerco foi montado por PMs da UPP Parque Proletário que fazem parte da operação Percurso Seguro e da UPP Vila Cruzeiro lotados no Grupamento Tático de Polícia Pacificadora (GTPP).

Os policiais conseguiram interceptar os bandidos no momento em que eles passavam pela Avenida Brás de Pina, na altura da Rua Plínio de Oliveira, em três carros roubados - um Honda HRV, um Jeep Compass e um Toyota Corolla. No entanto, os criminosos não obedeceram a ordem de parada e começaram a efetuar disparos de fuzil e lançar granadas contra as viaturas.

Os PMs então revidaram à agressão e após o confronto prenderam Felipe Souza da Silva, 20 anos, que estava com um fuzil AR-15 calibre 556. Mesmo baleado, ele ainda tentou se esconder dentro do Penha Shopping. Já condenado por roubo majorado, ele estava evadido do sistema penal.

Na continuidade da tentativa de fuga, seus comparsas acabaram se deparando com a equipe da UPP Parque Proletário na esquina da Avenida Brás de Pina com a Rua Frederico Passos, próximo ao supermercado Guanabara. Houve novo ataque dos bandidos aos PMs, com tiros de fuzil e lançamento de granadas. Os policiais revidaram e no confronto Renan Oliveira dos Santos foi atingido.

Com quatro anotações criminais - por homicídio qualificado, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo -, ele estava evadido do sistema prisional e possuía contra si um mandado de prisão expedido pela Justiça em julho de 2016.

Com ele, foi apreendido um fuzil Colt calibre 556 com três carregadores e 31 munições, além de uma granada, um colete balístico e dois aparelhos de telefone celular.

Logo em seguida, durante patrulhamento para tentar localizar os bandidos que escaparam das abordagens anteriores, a equipe da UPP Vila Cruzeiro avistou os traficantes em frente aos Correios na Rua Belisário Pena. No Hyundai Veloster branco, placa KQY 3467, eles tentavam roubar um Fiat Toro, mas foram impedidos pelos PMs.

Houve nova troca de tiros e os criminosos conseguiram fugir correndo para dentro do Complexo da Penha, deixando para trás um fuzil Colt modificado modelo israelense calibre 556, com carregadores e munições de mesmo calibre, além de dois sacos plásticos contendo dezenas de munições calibre 9mm.

Na ação ainda foram recuperados o Honda HRV vermelho placa KYA 8703 - que tinha sido roubado na área da 9DP (Catete) no último dia 9 de abril - e o Jeep Compass cinza placa LTI 2528.

Dentro de um dos automóveis, havia um rádio transmissor da Polícia, que monitorava a frequência do 16°BPM (Olaria).

Os baleados foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde permanecem internados sob custódia.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.