Recife está em alerta laranja por causa das chuvas das últimas 24 horas. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, choveu 100mm entre 18h dessa sexta-feira (14) e 6h deste sábado (15). O alerta deve valer até o fim da tarde deste sábado.
Os maiores registros pluviométricos das últimas 24 horas, segundo o Painel de Monitoramento das Chuvas da Apac, foram em Barreiros, onde choveu mais de 192mm, Tamandaré e Cabo de Santo Agostinho, que registraram acima de 150mm, e Jaboatão dos Guararapes, onde choveu acima de 140mm.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o alerta de chuvas intensas e risco de enchentes e deslizamentos da Agência Pernambucana de Água e Clima.
Em Recife, várias avenidas e bairros registraram pontos de alagamento. Nesta madrugada, o Túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem, foi interditado. Em nota, o Centro de Operações de Recife informou que neste sábado estão suspensas as atividades de turismo e lazer, assim como outras atividades e atendimentos não essenciais da Prefeitura da cidade.
Alguns rios atingiram cota de alerta e inundação por causa das intensas chuvas das últimas 24 horas. O Rio Amaraji atingiu a cota de alerta. Então, moradores de Amaraji e de Ribeirão devem ficar atentos. O mesmo vale para que vive em Jaqueira, Maraial e São Benedito do Sul, pois o Rio Pirangi atingiu a cota de alerta. Já os moradores Barra de Guabiraba e de Cortês, o cenário é de mais atenção, pois o Rio Sirinhaém atingiu a cota de inundação.
Em contato com a Defesa Civil estadual, não foram informados números de desabrigados ou desalojados. Apenas houve registro de deslizamento de barreira em quatro regiões sem a ocorrência vítimas em Barreiros, Moreno, Camaragibe e Tamandaré.
Fonte: Agência Brasil