O Comitê Olímpico do Brasil (COB) selecionará 20 atletas olímpicos – incluindo os pan-americanos – para aquisição de bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá.
O benefício serve tanto para a modalidade presencial quando ensino à distância (EAD). Para participar, o candidato deve preencher um formulário eletrônico de inscrição, que estará disponível no site do COB (http://sri.cob.org.br/cursos/PCAbolsas/) até o dia 8 de julho. O processo de seleção será realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação da entidade.
O COB vai oferecer uma bolsa por modalidade olímpica, até 20 modalidades no máximo, e será considerada a ordem de inscrição do candidato, desde que este esteja habilitado conforme o edital, que pode ser acessado em https://extranet.cob.org.br/CMS/Handlers/RecuperaDocumento.ashx?codigo=5141.
Os atletas interessados em participar deverão ser registrados na Confederação Brasileira da respectiva modalidade e deverão, obrigatoriamente, se enquadrarem nos seguintes critérios:
- Ser atleta de qualquer uma das modalidades olímpicas que fazem parte do Programa Olímpico de verão 2020 e de inverno 2022;
- Ter participado de, pelo menos, uma Edição dos Jogos Pan-americanos, ou uma Edição dos Jogos Olímpicos, ambos da categoria adulta, na sua modalidade, como atleta;
- Estar vinculado à uma Confederação Nacional Dirigente dos Esportes Olímpicos, filiada ao COB;
- Atuar como atleta de alto rendimento;
- Possuir a indicação do respectivo Treinador e do Clube ou Instituição Esportiva de origem.
A entidade enfatiza que, em relação aos Jogos Pan-americanos, só serão aceitos atletas que já participaram deste tipo de disputa, não sendo considerados os campeonatos pan-americanos voltados para um único tipo de modalidade esportiva.