Neste domingo (16), o Flamengo visitou o Athletico-PR na Ligga Arena e empatou em 1 a 1, mantendo a liderança no Campeonato Brasileiro. O confronto direto, muito brigado, valeu pela 9ª rodada da competição. Os gols da partida saíram apenas nos acréscimos do segundo tempo: Fernandinho marcou de pênalti aos 46 minutos e Evertton Araújo empatou de cabeça aos 53.
O resultado, que manteve o Flamengo em primeiro lugar até o término da rodada, com 18 pontos, deixou o Athletico em segundo, com 17 pontos. As duas equipes aibda podem ser ultrapassadas por Botafogo e Bahia, que ainda jogam neste domingo.
No meio da semana, novos confrontos entre eles na parte de cima da tabela: o Furacão visita o Botafogo no Nilton Santos e o Flamengo recebe o Bahia no Maracanã.
Impedimento, pênalti, defesa milagrosa e empate no último minuto
No primeiro tempo, ambas as equipes funcionaram mais na parte defensiva. As duas equipes se movimentaram bem, mas foram poucas finalizações com perigo de gol. Pelo Flamengo, Lorran e Gerson se destacaram no ataque. Nikão foi o melhor no Athletico, com duas chances perdidas em bolas bem defendidas por Rossi e um chute para fora.
No segundo tempo, o jogo foi ainda mais disputado. Os técnicos fizeram todas as substituições em busca da vitória no confronto direto. Gabigol entrou em campo e, um minuto depois, já balançava as redes. Mas não valeu, pois a arbitragem de Anderson Daronco apontou impedimento.
Aos 46 minutos, Fernandinho abriu o placar com um gol de pênalti, marcado por Daronco com auxílio do VAR. O toque da bola no braço do David Luiz em chute de Julimar foi a infração. Com 1 a 0, o Furacão tomava a liderança do Flamengo.
Mas o Rubro-Negro carioca não desistiu. Léo Linck chegou a fazer defesa milagrosa para salvar o Athletico em cabeçada de Pedro. Porém, aos 53 minutos, último dos acréscimos, Luiz Araújo cobrou escanteio e Evertton Araújo, de cabeça, empatou a partida em 1 a 1. Com isso, o Flamengo voltou a ser líder do Brasileirão.
Gol: Fernandinho (46/2T); Evertton Araújo (53/2T)
Cartão Amarelo: Victor Hugo (CAP)
ATHLETICO-PR
Léo Linck; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Fernandinho, Erick e Cuello (Felipinho); Christian, Nikão (Pablo) e Mastriani (Julimar).
Técnico: Cuca
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz, Gerson e Lorran (Gabriel); Luiz Araújo, Pedro e Bruno Henrique (Victor Hugo).