Nesta terça-feira, dia 25, a Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara do Rio se reúne em audiência pública para debater a situação dos hospitais federais na cidade do Rio. A rede inclui os hospitais de Bonsucesso, Cardoso Fontes (Curicica), Lagoa e Ipanema, mais os institutos de Traumato-Ortopedia (Into), Câncer (Inca) e do Coração, em Laranjeiras. Cerca da metade dos 1600 leitos estão fechados, por falta de pessoal ou equipamento. Foram convidadas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Estado do Rio, Teresa Cristina Navarro Vannucci.
O presidente do colegiado, vereador Paulo Pinheiro (PSOL), reforça que a rede de hospitais federais no Rio de Janeiro é de fundamental importância para os cidadãos cariocas que necessitam de atendimento médico de média e de alta complexidade. “A recuperação dessa rede é prioridade e passa necessariamente pela restauração estrutural e pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras através da realização de concurso público”, destaca.
A Comissão de Saúde, de acordo com o parlamentar, tem como objetivo colaborar para a recuperação da rede e para a construção das soluções para o problema. Além de Pinheiro, fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Carlos Eduardo (PDT) e Dr. João Ricardo (MDB), vice-presidente e vogal, respectivamente.
A audiência pública será realizada a partir das 10h30, no plenário do Legislativo municipal, na Cinelândia, com transmissão no Youtube da Rio TV Câmara.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! o alerta do presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio, vereador Paulo Pinheiro, sobre o estado crítico dos hospitais da rede federal no Rio.
Fonte: Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro