Estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro participaram da última etapa do projeto InovaJovem, realizado pela Petrogal Brasil (joint venture entre Galp e Sinopec) e a ONG JA Rio de Janeiro. Durante o evento, ocorrido na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), equipes formadas por 60 alunos de diferentes escolas selecionadas pelo projeto reuniram-se, na última semana, para desenvolver soluções inovadoras e empreendedoras focadas em sustentabilidade e transição energética. As escolas participantes foram: C.E. Diuma Madeira Salles de Souza (Anchieta); C.E. Amaro Cavalcanti (Catete); C.E. Reverendo Hugh Clarence Tucker (Gamboa); C.E. Pedro Álvares Cabral (Copacabana); CIEP 241 Nação Mangueirense Governador Leonel de Brizola Moura (São Francisco Xavier); e CIEP 199 Ginásio Público Charles Chaplin (Duque de Caxias).
Após a aplicação do programa Innovation Camp, da rede Junior Achievement (JA), uma banca avaliadora formada por Renata Guimarães, diretora-executiva na JA Rio de Janeiro, e dois voluntários da Petrogal Brasil, Cristiane Coelho, head de Comunicação, Relações Externas e Impacto Social; e Gabriel Bassani, gerente de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação avaliaram os grupos, de acordo com os seguintes critérios: impacto social, viabilidade, inovação, escalabilidade e apresentação. Cada critério recebeu uma pontuação de um a cinco, com a primeira colocação concedida à equipe que alcançou maior pontuação.
A equipe vencedora da competição foi a Iniciativa, formada pelos estudantes Sara Costa, João Gustavo, Ana Carolina, Kaylla, Danilo Bonfin e Jhonny Simões. O grupo foi contemplado com uma bicicleta para cada participante. Os segundos colocados ganharam um Kindle, e os terceiros uma mochila com kit da Petrogal Brasil.
“Proporcionar uma experiência transformadora e potente como essa a tantos jovens talentos é o que a JA faz há mais de um século no mundo e há 25 anos aqui no Rio de Janeiro, graças ao apoio das empresas parceiras e do voluntariado. O brilho dos olhos dessa turma deixa nosso time extremamente feliz e realizado”, comemora Renata.
Além dos jurados e dos estudantes, a aplicação contou também com o facilitador Pedro Habacuk e 11 pessoas voluntárias mentoras – entre eles, o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho; os presidentes dos Conselhos de Jovens, Pedro Rafael; e de Educação, Maíra Pimentel; a vice-presidente do Conselho de Educação, Beatriz Alqueres, e outros conselheiros.
“Uma equipe incansável da JA e voluntários. Impossível encerrar esse dia sem celebrar o que aconteceu, a ACRJ de portas abertas para juventudes plurais, de diferentes territórios, pensando soluções inovadoras para problemas reais, premissa de um modelo mental empreendedor!”, comemorou Maíra Pimentel.
Metodologia do programa Innovation Camp
A primeira e a segunda fases foram a abertura do painel Empreendedores Climáticos e as aplicações do programa Negócios Sustentáveis, resultando em três encontros on-line. Os estudantes aprendem conceitos como economia circular, impacto ambiental, consumo consciente, design thinking, cocriação em equipe, prototipação, empreendedorismo sustentável e efeitos das mudanças climáticas.
Organizados em equipes de até seis pessoas, os jovens desenvolveram soluções inovadoras para uma dor: “Como podemos reduzir os impactos das mudanças climáticas e o desperdício de energia em nossas comunidades locais por meio da energia sustentável?”.
Com o apoio e mentoria de pessoas voluntárias experientes, os estudantes apresentaram as soluções e propostas, criadas em um pitch e avaliadas pelo júri.
Inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto InovaJovem visa a empoderar jovens para desenvolverem ideias que impactem positivamente suas comunidades e o mundo.
“Foi muito gratificante contribuir, de alguma forma, para proporcionar essa experiência para os jovens, ver o que é possível fazer e quanto eles podem aprender, saber que as soluções vêm deles e trazer soluções sustentáveis para o dia a dia dos estudantes. Apoiar a educação é um dos nossos eixos principais de investimento. Ficamos muito felizes de ter a JA Rio de Janeiro como parceira, porque sabemos da qualidade e da dedicação da equipe da ONG que trabalha no projeto”, afirma Cristiane Coelho, head de Comunicação, Relações Externas e Impacto Social na Petrogal Brasil.