Apresentação do Brasileirão em vídeo gera polêmica nas redes
Filme não inclui atual campeão da competição e outros clubes
O Campeonato Brasileiro nem começou e já tem uma polêmica no ar. O perfil oficial da competição nacional publicou um vídeo de lançamento nas redes sociais que não incluiu alguns clubes. Das 20 equipes participantes somente 8 estão representadas nas imagens. Torcedores dos times que não aparecem reclamam e colocam a culpa na emissora que mantém contrato com a maioria dos clubes para direito de transmissão. Coincidência ou não, o maior (com 10 títulos) e último campeão (em 2018) não está representado em nenhum momento nas imagens. Justamente um dos times que não assinou com a Rede Globo de Televisão.
Atualmente são sete times que tem contrato de transmissão com o Esporte Interativo Plus e TNT, incluindo o atual campeão. Os direitos de transmissão da competição para televisão por assinatura, se opondo ao SporTV, do grupo Globo, vão até 2024. Lembrando que a Rede Globo passou a ter os direitos de exibição a partir de 1987, quando o primeiro contrato foi negociado com o Clube dos 13. Desde então os clubes vem dependendo cada vez mais do valor pago pela emissora. Mais a partir de 2012, esses valores tem uma grande diferença em relação a cada clube, que há anos também fecham individualmente os contratos. Muitos não estão satisfeitos com a diferença de quantia para cada participante no mesmo espetáculo. O que vem levando as instituições a buscarem outras alternativas, acabando aos poucos com o monopólio da emissora.
Sem Palmeiras e outros, vídeo de apresentação do Brasileirão não agrada e gera reclamações no Twitter
O vídeo diz "Não que eu precise me apresentar, mas... Meus amigos me chamam de (com uso de hashtag) Brasileirão. Eu sou o (hashtag) Campeonato Do Brasileiro", e apresenta as imagens de alguns clubes que irão participar da competição que se inicia no próximo sábado (27) e vai até o dia 8 de dezembro, com interrupção durante a disputa da Copa América no Brasil, que vai de 14 de junho a sete de julho.
Desde que foi postado a maioria esmagadora dos comentários se refere a ausência do atual campeão, o Palmeiras, clube paulista que tem como técnico o veterano Luiz Felipe Scolari é um dos mais fortes elencos atuais em termos técnicos e financeiros. A interação do perfil oficial não responde às indagações e provocações feitas pelos torcedores em relação aos clubes que não aprecem nas imagens. Mas tem interagido normalmente, respondendo e saldando outros times que demonstram alegria em participar da competição e expectativa em conquistar o título do Brasileirão 2019.