Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vacina contra a discriminação

Diferenças contra a mulher sobrevivem ao aniversário da Lei da Igualdade Salarial

Dados do IBGE revelam remuneração discrepante, mesmo em estados que lideram crescimento econômico, puxados pelo agronegócio


Lei da Igualdade Salarial, aprovada há um ano, busca acabar com o abismo nas remunerações entre homens e mulheres para funções e qualificações semelhantes no trabalho. Foto: Agência Câmara



A Lei 14.611/2023, que regulamenta a igualdade salarial entre homens e mulheres, completou um ano no dia 3 de julho. Apesar disso, as desigualdades se mantêm e ainda há desafios a serem superados. A Lei 14.611/2023 determina igualdade de pagamentos e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres, completa um ano. Com sanções mais duras previstas aos empregadores que descumprirem as regras, já contidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a legislação tem mecanismos para combater a desigualdade de gênero. Porém, dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o problema persiste.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Senado sobre a persistência das desigualdades de gênero, um ano depois de aprovada a Lei da Igualdade Salarial.

Os homens ganham em média 19,4% a mais do que as mulheres na mesma função profissional. A diferença ficou comprovada no primeiro Relatório Nacional de Transparência Salarial divulgado pelo Ministério do Trabalho, em abril deste ano. O levantamento completo mostra que a remuneração das mulheres negras é pouco mais da metade da remuneração dos homens não pretos. A partir de agora as empresas com mais de 100 trabalhadores estão obrigadas a divulgar relatórios semestrais sobre o nível de equidade salarial e os parâmetros usados para ascensão na carreira profissional. Proposta em tramitação no Senado, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), estende a obrigatoriedade dos relatórios de equidade salarial e critérios remuneratórios a empresas com mais de 50 empregados, ampliando e detalhando o universo pesquisado.




Agência Senado, Rádio Senado e TV Senado

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!