“Em tempos de afetos tristes, guerras, massacres e violência aviltantes, Virginia Woolf nos pede que lembremos de nosso papel como leitores, escritores e agentes da democracia: ‘Porque existem outras mesas de negociações além das mesas de oficiais e das conferências de guerra […] e outras armas’". A frase é de Rita Von Hunt, que estará com Tom Grito na edição de julho do Clube de Leitura CCBB 2024, debatendo Literatura e Identidade de Gênero.
O objetivo do encontro, que conta ainda com a participação de Ramon Nunes Mello, é refletir sobre a complexidade da representatividade, quando se trata de arte e, principalmente, de literatura. O tema busca também incentivar a leitura e pensar sobre o mercado editorial para autores não-cisgênero. O encontro acontece nesta quarta-feira (10), no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro do Rio.
O público escolheu para ler neste ciclo o livro de Tom Grito, "Eu sei como sair vivo disso". Tom se diz orgulhoso de estar em contato com pessoas que leram o livro e poder ouvir a partilha delas sobre como os textos as atravessam. “É uma oportunidade bonita essa troca”, diz, ao reforçar a importância de abordar literatura e identidade de gênero, que afeta diretamente na redução do preconceito e na possibilidade de pessoas trans serem vistas como pessoas “normais”: profissionais, escritores, poetas. Rita completa: “fico feliz em ver, expressada na vontade das pessoas, uma das máximas de Raymond Williams sobre a cultura ser capaz de avaliar a diagnosticar as ideias com sementes de vida. Este é um lindo momento de plantio e colheita destas ideias”.
Para Suzana Vargas a ideia é compreender mais amplamente esse momento da arte e da literatura. Ela questiona se a criação de histórias, poemas e outros textos literários depende do gênero de quem fala. Em outras palavras, “de que modo a identidade de gênero reflete e determina a criação?”, provoca a curadora e mediadora do Clube.
Sobre o livro
"Eu sei como sair vivo disso": neste livro de 2023, Tom Grito reúne seus textos orais, falados em praças públicas, em recitais para bem mais de 100 pessoas. São poemas longos, cartas, bilhetes trocados com outros poetas e faz uma coisa rara na literatura: questiona a própria poesia como uma espécie de não-lugar , no sentido da sobrevivência material. Poemas sobre a pandemia e sobre seu modo de ser poeta estão nesta obra.
Sobre o Clube de Leitura CCBB
Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento. Em 2023, 1.243 pessoas participaram presencialmente do Clube e foram feitos milhares de acessos na playlist dele. A edição do ano passado recebeu os escritores Paula Tavares; Milton Hatoum; Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.
A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.
SERVIÇO:
Clube de Leitura CCBB 2024 – Literatura e Diversidade
Com Tom Grito, Rita von Hunty e Ramon Nunes Mello
10 de julho de 2024
Às 17h30
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]