Músicos do Rio e de Bordeaux se apresentarão nos dias 14 e 17 desse mês no Rio de Janeiro. A programação faz parte da o, um intercâmbio cultural promovido pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação e Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil. Os eventos estão divididos da seguinte forma: em julho os músicos franceses ficam no Brasil; e em agosto é a vez dos artistas cariocas desembarcarem em Bordeaux para dividirem ações culturais com os franceses.
Entre ensaios e passeios turísticos, vale destacar os espetáculos gratuitos que os mais de 100 músicos das duas formações vão protagonizar: na Sala Cecilia Meireles (dia 14/7); na escadaria do Theatro Municipal (14/7); no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (17/7). Repertório terá Villa-Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, entre outros nomes consagrados.
Essa iniciativa visa celebrar a excelência musical e também fortalecer os laços entre as culturas brasileira e francesa. Em um mundo cada vez mais conectado, a música tem o poder de unir pessoas, superar barreiras linguísticas e culturais, e inspirar colaborações profundamente significativas. No palco, músicos dos dois países tocarão, juntos, instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, flauta, clarinete, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão.
Programação no Rio de Janeiro - de 10 a 18/7
Mais de 200 músicos, jovens do Rio de Janeiro, integrantes das orquestras e coros do Instituto Brasileiro de Música e Educação e Núcleo de Orquestra Sociais do Brasil e 70 alunos da JOSEM – Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux participam do intercâmbio em julho, com uma série de apresentações no Rio de Janeiro, masterclasses e passeios
DIA 14/7 – Domingo
11h – Espetáculo na Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Centro do Rio de Janeiro
15h – Apresentação na Escadaria Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro do Rio de Janeiro
DIA 15/7 - Segunda-feira
14h - Flashmob no Corcovado
DIA 17/7 – Quarta-feira
17h – Concerto no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Av. 13 de maio, Centro do Rio de Janeiro
REPERTÓRIO DOS ESPETÁCULOS – no Rio e em Bordeaux
PROGRAMA I
PARTE I – Orquestra IBME e JOSEM (Música Brasileira)
Heitor VILLA-LOBOS – Prelúdio das Bachianas Brasileiras N.4 Alberto NEPOMUCENO – Batuque da “Série Brasileira” Chiquinha GONZAGA | Arr: Anderson Alves – Ô Abre Alas PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Pula Sapo
Maestro DUDA – Suíte Nordestina
PARTE II – Orquestra IBME e JOSEM (Música Francesa)
Jean LULLY – Marche pour la cérémonie des trucs
Camille SAINT-SAENS – Dance Bacchanale N.KRASSIK – O Casamento da Raposa Sirba – PGayen zay in Shvartze Reien TYPHON – La bulle krack
H.VILLA-LOBOS – Toccata O Trenzinho do Caipira
(dirigé par Eduardo Lopes)
PROGRAMA II – REPERTÓRIO BRASILEIRO
I – PARTE
Música Clássica Brasileira
Dimitri CERVO – Abertura Brasil 2012
Camargo Guarnieri – Suíte Vila Rica (excertos: 1, 2, 4, 6, 10)
Camargo Guarnieri – Dança Brasileira
Heitor VILLA-LOBOS – Melodia Sentimental (solista ?)
Anderson ALVES – Concertino para Quinteto de Sopros e Orquestra
Lorenzo FERNANDEZ – Batuque
Música Popular Brasileira
Foclore
Villa-Lobos | Arr: Anderson Alves – A Canoa Virou
Desconhecido | Arr: Anderson Alves – Mulher Rendeira
Choro
PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Minha Vez
PIXINGUINHA | Arr: Anderson Alves – Quem é Você?
Bossa Nova
TOM JOBIM – Garota de Ipanema
TOM JOBIM | Arr: Jamberê Cerqueira – Samba de Uma Nota Só
Baião
Luiz GONZAGA | Arr: Jamberê Cerqueira – Gonzagueando
Zequinha Abreu – Tico Tico no Fubá
Mais sobre a Conexão Rio-Bordeaux
As apresentações serão registas pelo maestro Anderson Alves. A Conexão Rio-Bordeaux tem patrocínio de Zurich Santander e Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E apoio do SESC Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
- A Academia de Monitores é uma plataforma de transformação cultural, coordenada pelo programa sociocultural Instituto Brasileiro de Música e Educação, que oferece, gratuitamente, formação profissional para quem está iniciando a trajetória. Um palco onde jovens talentos, com idades entre 17 e 24 anos, vão sendo moldados para virarem profissionais completos, prontos para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. É uma oportunidade para os alunos aprimorarem suas habilidades e adquirirem uma compreensão profunda do mercado de trabalho na indústria da música – explica a diretora de programação, Moana Martins.
Sobre a JOSEM – Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux
A JOSEM – Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux, da França é composta por cerca de 70 jovens músicos, com idades entre os 12 e os 25 anos. Oferece um repertório sinfónico variado e original, oscilando entre as músicas clássica, tradicional, cinematográfica, contemporânea, o hip-hop e o rock. Um dos propósitos do grupo é partilhar o amor pela música com outros artistas, amadores ou profissionais da França ou de outros lugares: coros, grupos musicais, grupos, orquestras, acrobatas e muitos outros. Cada novo projeto traz a sua parcela de descobertas musicais e humanas enriquecedoras em todos os níveis.
• Fazem parte da orquestra os instrumentos de cordas, sopro, metais, percussão e piano.
• Já se apresentaram em locais como Bordéus, Aquitânia, França, Rússia, México, Espanha e Bélgica
• A orquestra tem um repertório 50% clássico e 50% mundial. Este ano a programação centra-se na música do filme “Os Coristas”, mas também toca um arranjo da Sinfonia Egípcia de Mozart, Danzon nº 2 de Arturo Márquez e outras peças de música mundial.
SERVIÇO
Conexão Rio-Bordeaux
Sobre os espetáculos no Rio de Janeiro
Mais de 100 músicos das duas formações, tocando violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, flauta, clarinete, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão, vão protagonizar, no próximo mês apresentações nos seguintes espaços culturais do Rio:
- 14/7, às 11h – Sala Cecilia Meireles (R. da Lapa, 47 - Lapa, Rio de Janeiro)
Entrada gratuita e classificação livre
OBS - Após o concerto, todos os jovens franceses vão para um piquenique no Parque Lage
- 17/7, às 17h – Concerto no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro)
Entrada gratuita e classificação livre