No estado do Rio de Janeiro, as culturas do samba e do carnaval desempenham um papel crucial no desenvolvimento territorial. Estudos acadêmicos ressaltam a importância das interações nas rodas de samba para o desenvolvimento local e a inovação social. Nesse contexto, o projeto Batucadas Fluminenses surge com foco nos municípios da Baixada Fluminense para evidenciar o papel estratégico do samba como catalisador de interações sociais e produtivas.
Em julho e agosto, a Espiral Soluções Socioculturais, consultoria que elabora projetos socioculturais, capta e realiza a gestão de projetos em diferentes áreas, realizará encontros do “Batucadas Fluminenses – Diálogo, Memória, Salvaguarda e Desenvolvimento”, que busca expandir as articulações das rodas de samba, territorializando e regionalizando essas ações. Por meio do cadastramento de rodas de samba na Baixada, pretende-se realizar eventos em seis municípios da região: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis - para dialogar sobre o desenvolvimento de atividades ligadas às matrizes do samba.
As etapas vão desde o ‘Ciclo de Depoimentos para Registro’ até o ‘Fórum Regional e Concurso Samba de Território’. Apresentações de cases de sucesso, palestras, mesas-redondas, reflexões sobre a preservação da memória do samba, entre outras atividades estarão inseridas no projeto cultural.
“O Batucadas Fluminenses vem para fortalecer os territórios participantes e terá um papel crucial no georreferenciamento das rodas de samba locais, o projeto visa ainda através do Fórum potencializar os produtores e músicos, do eixo samba em como empreender e ainda como melhoras aspectos cruciais como por exemplo: a comunicação mais assertiva para que possam obter mais visibilidade e com isso aumentar seus fluxos econômicos em suas rodas de samba”, destaca Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais.