O Subdiretor de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Nelson Freitas, realizou a primeira reunião de trabalho com atores e músicos que participarão do projeto ‘Música para Nossa Memória – Modinha do Império’, que acontecerá sempre às segundas-feiras, de junho a agosto na Alerj. “Vamos produzir um espetáculo que fará parte das atividades permanentes do Palácio Tiradentes”, garantiu.
Com letras assinadas pelos poetas que integraram o movimento da Inconfidência Mineira, o espetáculo terá participações do ator e cantor Toni Garrido e a harpista Cristina Braga, com direção musical de José Maria Braga e direção cênica do ator Amir Haddad, todos presentes neste primeiro encontro.
“Com as artes, ampliamos a construção do olhar e o exercício da cidadania no espaço público Palácio Tiradentes sob o tema ‘Justiça Social e Liberdade’ que nos remete à contemporaneidade”, destacou Freitas.
Já o ator Toni Garrido destacou que o objetivo é resgatar textos e experiências do povo comum que viveu naquela época. “Quem sabe, descobrir talvez, as relações dos inconfidentes com os escravos. Afinal, o movimento dos inconfidentes foi a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português. Porque não?!”, salientou o cantor.
Modinhas do Império
No musical, Garrido interpretará canções que marcaram uma época da música brasileira; músicas que deram origem aos diferentes ritmos, incluindo as Modinhas do Império que encantavam o público com textos de poetas que integraram o movimento social ocorrido em Minas Gerais, no ano de 1789: entre eles, Claudio Manoel da Costa, Thomas Antonio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.
“Poemas e canções, ambos serão cuidadosamente alternados, de uma forma que possamos proporcionar ao público a História e arte com beleza e cronologia”, ressaltou Haddad, diretor do espetáculo. O grupo vai trabalhar nos próximo dias na escolha do repertório, o que requer uma grande pesquisa, e depois será agendado novo encontro.
O projeto ‘Música para Nossa Memória - Modinhas do Império’ foi criado para celebrar os 230 Anos da Inconfidência Mineira e visa a proporcionar aos participantes, ao público em geral, uma informação musical única e diferenciada, aliada ao entretenimento e conhecimento.