Através de um comunicado oficial em sua página no Facebook, a banda californiana de punk rock Dead Kennedys anunciou na tarde desta sexta-feira (26) o cancelamento da turnê brasileira após a polêmica envolvendo justamente o pôster que fazia clara alusão ao presidente Jair Bolsonaro e seus eleitores, com uma família vestida com a camisa da seleção brasileira e maquiada como o famoso palhaço Bozo e segurando armas. Banda se apresentaria no Circo Voador no dia 23 de maio.
Encomendada pela produtora EV7 e feito pelo artista brasileiro Cristiano Suarez, a arte segundo o comunicado fez com que "pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados" desde que foi anunciada na última segunda-feira. A banda chegou até emitir um comunicado desautorizando o uso do pôster e depois voltou atrás temendo que o profissional responsável pela arte perdesse o emprego.
Confira o texto publicado pela banda, em português, no seu Facebook.
Como pode ser ver, a maioria dos fãs reprovaram a atitude da banda nos comentários, em um deles um fã comparada a atitude da banda ao líder do Pink Floyd que não poupou críticas ao então candidato à presidência quando passou pelo país em turnê durante o mês de outubro do ano passado. "Roger Waters é muito mais punk que vocês", comparou.
Procurada, a produtora ainda não se manifestou, mas postou em seu Facebook, compartilhando a postagem, dizendo que não informada oficialmente pela banda que teria postado o cancelamento sem avisar.