TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Especialista indica cuidados com o cabelo no inverno

Os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza

Por Edir Lima em 18/07/2024 às 07:00:00

Foto: Divulgação

Uma pesquisa encomendada em 2023 pelo Google à Offerwise apontou que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. De acordo com o levantamento, foi citado por 44% dos entrevistados, ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).

E no Inverno, a preocupação com os fios também é grande, já que as temperaturas mais baixas impactam na aparência e saúde do cabelo. Dentre os principais problemas estão o ressecamento, o frizz, quebra e perda de brilho, assim como coceira e dermatite no couro cabeludo.

Seguem abaixo perguntas/respostas com Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux, sobre o tema.

1 – De que forma as temperaturas mais frias afetam a saúde e a aparência dos fios?

O corpo, por proteção a temperaturas mais frias, acaba fazendo com que os vasos façam vasoconstrição, como se fosse uma barreira para que o corpo não perca calor e se mantenha aquecido. Com isso, a glândula sebácea trabalha mais, deixando o cabelo mais oleoso, e aumenta os casos de pacientes com dermatite seborreica.

2 – Quais dicas você daria para o período, a fim de evitar os principais problemas causados pelas temperaturas mais baixas, a exemplo do ressecamento, frizz, quebra e perda de brilho, assim como coceira e dermatite no couro cabeludo?

Não lavar o cabelo com água muito quente e não usar secador muito perto da raiz, pois essas duas situações “ativam” a glândula sebácea e aumenta a produção de óleos.

Não ficar muitos dias sem lavar.

O cabelo, esse contato do sebo com o couro cabeludo, cria um ambiente mais propício para proliferação de micro-organismos, consequentemente, surge a dermatite seborreica, causando coceira e irritação.

Para o frizz, vale a pena investir em produtos à base de óleos vegetais.

3 – Quais os principais ativos para cuidar da aparência e da saúde dos fios nesta época do ano, que podem estar presentes em produtos de uso tópico ou em forma de suplementos?

Os suplementos devem ser prescritos conforme a necessidade de cada paciente. Em relação a produtos tópicos, vale a pena investir em produtos mais hidratantes, à base de ácido hialurônico, ceramidas, produtos à base de óleos vegetais (coco, argan, jojoba).

4 – Existem tratamentos feitos em clínicas nesta época do ano, que podem conter o avanço destas condições?

Sim! Principalmente o peeling de couro cabeludo, que é um procedimento feito para remover o excesso de oleosidade, resíduos e tratar qualquer processo inflamatório como as dermatites, por exemplo.

O inverno, já que não nos expomos muito ao sol, piscinas ou praia, é uma ótima época para repor todos os nutrientes dos cabelos, como vitaminas, aminoácidos, além de algumas medicações que, aplicadas corretamente, podem acelerar o crescimento do cabelo.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.