TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Ex-manicure carioca ajuda brasileiros a conseguir visto de trabalho nos EUA

Fernanda Linhares, que já formou cinco mil alunos, ganhou título de “Doutora Honoris Causa”

Por Rosária Farage em 18/07/2024 às 09:14:55

Foto: Divulgação

A carioca Fernanda Linhares é um case de sucesso e de trabalho solidário. Ela foi para os Estados Unidos em busca de parceria para desenvolver sua linha de cosméticos e acabou abrindo uma empresa que assessora profissionais do setor de beleza interessados em trabalhar no solo americano. Em outras palavras: ela fazia unhas no Rio de Janeiro e hoje ajuda brasileiros a obterem licença de trabalho na terra do Tio Sam.

Deixou pedagogia para empreender na beleza

A empresária descobriu ainda criança que era apaixonada pelo setor de beleza. Aos nove anos começou a fazer unhas no salão da sua mãe, que ficava no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste.

Mas, antes de encontrar o sucesso no ramo da beleza, Fernanda atuou na área da pedagogia por dez anos consecutivos. Como pedagoga, aprendeu a amar e respeitar a profissão. Porém, com os sinais de extremo cansaço ela decidiu fazer um curso de cosmetologia. Em 2005 após sofrer um burnout, deixou a pedagogia e abriu seu salão de beleza.

“A volta para o setor de beleza ajudou-me a me recuperar mentalmente, pois lembrei como sou apaixonada pelo segmento”, explica Fernanda.

Ela se especializou em alongamento de unhas, técnica que naquela época era pouco conhecida no Brasil, o que a transformou em uma referência no setor.

Virada de chave em New York

Com o passar dos anos se destacou e passou a ministrar cursos sobre a técnica em todo país. Em 2008, criou sua própria linha de produtos para aplicação da unha em gel. Foi quando começou a pesquisar fabricantes nos Estados Unidos que pudessem desenvolver a sua linha.

Em 2009, decidiu ir até a terra do Tio Sam, especificamente para Nova York, com o objetivo de concretizar o negócio. Mas nem tudo saiu como planejado. As empresas não exportavam para o Brasil, foi quando decidiu ficar o tempo permitido do seu visto para encontrar uma saída.

No início da sua estada, conheceu seu marido. Em 3 meses se casou e planejava voltar para o Brasil com seu companheiro, quando descobriu que estava grávida, e tudo mudou de novo.

Foi morar em New Jersey e lá descobriu que não poderia trabalhar como profissional de unhas, pois precisaria ter a licença, que exigia um curso com custo superior a US$ 20 mil, em New York.

Sem se conformar, pois já possuía muita experiência, Fernanda decidiu buscar informações nos departamentos americanos e viu que a situação era mais simples, e que suas atividades no Brasil lhe dava direito a licença. Conseguiu por vias próprias sua autorização para trabalhar nos salões americanos.

Ela chegou a trabalhar no badalado Salão das J. Sisters, em NY, por quatro anos, e atendeu personalidades como Naomi Campbell, Kate Winslet e Natalia Bulgary.

Conhecida na Cidade de Newark, em Nova Jersey, foi convidada pela idealizadora do Projeto Mantena Global Care, uma ONG comunitária da cidade a ministrar cursos de aperfeiçoamento aos profissionais da beleza já licenciados, trazendo as inovações e tendências do Brasil.

O sucesso dos workshops foi tão grande que a estrutura do Projeto Mantena já não era suficiente para comportar os alunos. Foi encorajada a abrir a Wonderful Beauty para dar continuidade aos workshops, em sua própria empresa.

Com a Wonderful Beauty estabelecida, Fernanda passou a oferecer não só os cursos, mas também uma assessoria para que profissionais que estavam sem licença conseguissem o direito de atuar em suas profissões.

“Tenho orgulho de ter contribuído com o desenvolvimento e regularidade de profissionais no Estado de New Jersey. Em 2018, a Wonderful já se tornava referência em licenciamento em todo país. E isso nos deu um gás para ampliar a assessoria para outros Estados”, diz Fernanda.

Verificação do FBI e credibilidade

O sucesso da Wonderful começou a chamar a atenção de concorrentes que chegaram a denunciar aos órgãos federais americano que a empresa vendia licença de trabalho de forma ilegal. Denúncias que levaram o FBI a checagem no escritório, constatando que todos os processos eram feitos dentro das leis americanas, sem nenhuma irregularidade.

“Essa verificação do FBI acabou sendo muito boa para a credibilidade da empresa, porque puderam constatar como trabalhamos dentro da lei e que não burlamos nenhuma etapa”, exalta Fernanda.

A empresa se transforma em um Grupo

Em 2019, a empresária e sua família se mudou para a cidade de Orlando, na Flórida. Em 2020, transformou a empresa em um grupo: a Wonderful Beauty Group, que começou a atuar em três pilares: consultoria de licenciamento, cursos e mentorias.

Os cursos são oferecidos pela Wonderful Beauty Academy, que possui uma grade variada. São cursos de Barber Stylist, Cosmetology, Facial Specialist, Full Specialist, Massage Therapy e Nail Specialist.

Hoje, são mais de 27 salas usadas para essas aulas, dentro de um complexo universitário e segundo Fernanda, outras novidades estão por vir.

“Percebemos um mercado promissor aqui na Flórida e aplicamos para sermos uma escola técnica reconhecida pelo CIE (Comission Independent Education). Com isso, o próximo passo é receber a aprovação da imigração para sermos uma escola provedora do I-20”, explica.

O I-20 é um documento emitido pelas instituições de ensino dos Estados Unidos para estudantes estrangeiros que desejam estudar no país. Este formulário é essencial para a obtenção do visto de estudante, conhecido como visto F-1 ou M1 (que dá direto a permissão de trabalho), e é um dos primeiros passos para quem deseja estudar nos EUA.

Wonderful emprega 18 pessoas nos EUA

A Wonderful Beauty Group hoje emprega 18 pessoas e é reconhecida no Brasil e nos Estados Unidos. Já recebeu prêmios de várias entidades como a Portuguese Brazilian Award (2015,2016 e 2017) e Notáveis USA (2016 e 2020) – premiação anual que homenageia profissionais brasileiros que se destacam em sua área. E ganhou ainda o Prêmio Melhores do Ano por Voto Popular em 2023 e Prêmio Mídia América (Flórida) em 2021, 2022 e 2023, entre outros.

Título de “Doutora Honoris Causa”

Fernanda Linhares também é Superintendente Internacional do Conselho Nacional dos Profissionais de Beleza do Brasil, e foi reconhecida, em 2023, com o Título de “Doutora Honoris Causa”, o mesmo título dado ao Presidente Lula e à cantora Marisa Monte.

Esse título é atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

Segundo Fernanda, todo o seu trabalho está pautado em ajudar brasileiros a realizar o sonho de poder atuar no mercado americano, seja por alguns meses do ano ou de forma permanente.

“Temos muito prazer em ajudar os profissionais da beleza. Viver com medo e trabalhar de forma clandestina é uma situação muito estressante. Estamos aqui para assessorar de maneira regular e dentro das normas de cada estado americano”, finaliza Fernanda.

Paixão que transforma

A paixão pela beleza transformou a pequena manicure em uma empresária de sucesso no Brasil e nos Estados Unidos. Hoje, Fernanda Linhares tem a empresa Wonderful Beauty que ajuda brasileiros a conseguirem licenças de trabalho para atuarem no setor de beleza e bem-estar, em todos os Estados americanos. A empresa já prestou consultoria de licenciamento para mais de 12 mil profissionais e já formou mais de cinco mil alunos.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.