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Corredor de transporte da TransOceânica entra em operação em Niterói

Não haverá necessidade de baldeação. A população permanecerá atendida em todos os trajetos

Por Portal Eu, Rio! em 28/04/2019 às 15:00:33

Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

O corredor de transportes da TransOceânica entrou em operação neste sábado (27). A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, foram criadas três novas linhas, com ônibus automáticos no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), que seguirão até o Centro de Niterói via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato).

Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados.

Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos têm portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais. 

A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas. 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou que a cidade é a única do Estado do Rio com esse modelo de transporte, e lembrou que o município tem a menor tarifa de Região Metropolitana e a frota mais climatizada do Rio de Janeiro, com 90% dos ônibus com ar condicionado.

"O sistema BHLS é uma evolução do BRT, implantado na cidade do Rio. Niterói ficou muito tempo sem investimentos em infraestrutura. A operação do corredor possibilitará uma redução no tempo de viagem do usuário em cerca de 30%. Fizemos o nosso dever de casa, com planejamento, seriedade, gestão responsável, e conseguimos entregar o túnel Charitas-Cafubá em menos de dois anos. Já passaram mais de 25 milhões de veículos pelo túnel. São pessoas que ganharam mais tempo para ficar com as suas famílias", disse o prefeito, ressaltando que a operação do corredor de transporte permitirá a migração de 44% do tráfego de ônibus municipais para a pista exclusiva.

A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente. 

Rodrigo Neves lembrou que a Estrada Francisco da Cruz Nunes era uma via precária e registrava o maior índice de acidentes com vítimas em Niterói. "Hoje, a Francisco da Cruz Nunes é uma avenida, com iluminação de LED, galerias de macrodrenagem, paisagismo e calçadas", enfatizou.

Neves explicou que esta é a maior obra de mobilidade urbana já realizada na história de Niterói, e contou que, na atual gestão municipal, já foram implantados na Região Oceânica mais de 20 quilômetros de ciclovia. 

"A Região Oceânica vai ser a região mais ciclável da Região Metropolitana do Rio. Vamos chegar a 50 quilômetros até o fim de 2020", afirmou.  

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, destacou ainda que o túnel Charitas-Cafubá, com ciclovias nas duas galerias, tem aprovação de 98% da população da Região Oceânica. Ele lembrou que todas as estações do BHLS contam com bicicletário.

"Além disso, as 13 estações do BHLS terão câmeras de segurança, painéis informando o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa. Este sistema mais moderno permitirá um salto de qualidade nos deslocamentos da população da cidade, especialmente para a Região Oceânica. Já na primeira fase, a migração dos ônibus das pistas de asfalto para o corredor exclusivo irá beneficiar não só quem anda de ônibus, mas também o trânsito de automóveis e outros veículos", explicou.

Barandier ressaltou também que o município tem feito uma campanha de conscientização para evitar acidentes. 

"Cerca de 40 pessoas atuam na divulgação do início da operação do corredor viário para informar a população sobre a circulação do BHLS e garantir a segurança dos usuários. Quinze mil panfletos foram distribuídos com dados da operação do moderno sistema de transporte coletivo. Também foram desenvolvidas campanhas de conscientização sobre o uso das faixas exclusivas de BHLS na internet. Trinta e seis agentes de trânsito da Nittrans atuarão em todo o percurso dos novos ônibus, em especial nas rotatórias e nos cruzamentos", finalizou.

ESTAÇÕES BHLS

O corredor viário conta com 13 estações, sendo duas reguladoras e 11 intermediárias:

Estação Charitas

Estação Cafubá

Estação Lagoa de Piratininga

Estação Piratininga

Estação Maralegre

Estação Comércio Central

Estação Santo Antônio

Estação Vila São Pedro

Estação Morro da Peça

Estação Maravista

Estação Praça Central

Estação Boa Vista

Estação Engenho do Mato

FROTA BHLS

A nova frota conta com 43 ônibus automáticos com ar-condicionado. Os coletivos têm piso na altura do passeio público, quatro portas, sendo duas de cada lado (duas para o corredor viário e duas para paradas comuns). Os veículos são adaptados para o transporte de deficientes físicos. Cada ônibus tem capacidade para transportar 90 passageiros. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor e 30 km/h nas estações. 

NOVAS LINHAS DE ?"NIBUS (Via túnel Charitas-Cafubá) 

Oceânica 1 (Piratininga x Centro)

Oceânica 2 (Itaipu x Centro)

Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato)

LINHAS DE ?"NIBUS MANTIDAS

38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha)

39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha)

46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí)

52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha)

54 (Sapê x Piratininga)

55A (Várzea X Piratininga)

LINHAS DE ?"NIBUS EXTINTAS

38 (Itaipu)

39 (Piratininga)

39B (Piratininga x Charitas)

38B (Itaipu x Charitas)

LINHA DE ?"NIBUS COM ALTERAÇÃO NO TRAJETO

52A (Baldeador x Itaipu via túnel Charitas-Cafubá)

Novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas 

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