Com o Dia dos Avós chegando, comemorado nesta sexta-feira (26), é cada vez mais comum que os netos comemorem a data com eles. E, quanto mais o laço emocional é desenvolvido entre ambos, tanto netos quanto avós se beneficiam disso. Até mesmo a ciência já destacou os benefícios dessa relação, que duram por toda a vida dos netos. Assim, se tornam crianças mais bondosas, generosas e com menos taxas de depressão e ansiedade no futuro.
“É nítido que o relacionamento entre avós e netos é positivo. Para as crianças, percebo ainda que ocorre um melhor desempenho escolar, além de melhorar a autoestima e a inteligência emocional”, explica Danielle Damasceno, fonoaudióloga e fundadora da clínica especializada em crianças e adolescentes Na Mesma Roda.
Para celebrar a data, a especialista separou cinco dicas de como os avós podem ajudar no desenvolvimento dos netos, inclusive os que podem ter atraso de desenvolvimento, através de atividades lúdicas. Confira:
1- Brincadeira de fita crepe + blocos de montar:
Faça um desenho com fita no chão e deixe as crianças cobrirem as fitas com as peças colorindo o desenho. As fitas também podem ser usadas fazendo uma pista para carrinhos e os blocos podem compor um “cenário”, dessa vez, montando casinhas com os blocos, por exemplo, em volta da pista.
2- Brincadeira de espuma de barbear + amido de milho + tinta guache ou corante alimentício (opcional):
Em uma bacia, coloque uma quantidade generosa de espuma de barbear e vá adicionando o amido de milho aos poucos, e misturando com as mãos até formar uma massinha lisa e bem fofinha. Acrescente uma cor, caso deseje. Divirtam-se brincando com essa massinha fazendo bichinhos, bonecos, ou até mesmo um faz de conta de restaurante. As massinhas são uma ótima maneira de estimular a criatividade, já que podem se transformar em qualquer coisa, é só deixar fluir a imaginação.
3 - Trabalhando a memória auditiva:
Separe 10 caixinhas de fósforo (vazias) ou de qualquer outro tamanho, contanto que sejam iguais e de mesmo tamanho. Encha-as com grãos, palitinhos ou outros materiais, duas a duas. Por ex: duas caixas com 5 palitinhos de fósforo cada; outras duas com 10 grãos de feijão cada, e assim por diante. Brinque de jogo da memória só que balançando as caixinhas até encontrarem juntos duas caixas com o mesmo som.
4- Façam uma receita juntos:
Pode ser um simples sanduíche a um bolo mais elaborado. Separe os ingredientes da receita, pensando na complexidade de acordo com a idade da criança. Por exemplo: para um sanduíche, vamos precisar de: dois pães de forma; duas fatias de queijo; um pote de geleia, uma espátula. Vá falando o “passo a passo” de como fazer e deixe a criança explorar os ingredientes e, claro, a execução da receita. Prepare-se para a bagunça na cozinha e aproveite momentos maravilhosos de conexão entre vocês, do preparo ao momento da refeição juntos.
5 - Momento “excursão” ou passeio especial ao ar livre - sem telas e eletrônicos:
Que tal planejar um passeio com um picnic? Façam a programação juntos com antecedência, escrevendo ou apenas combinando o que irão precisar levar para o passeio, desde o lanche até os trajes necessários. Por exemplo: o dia especial será levar o almoço para o parque e brincar na pracinha. Precisarão levar uma muda de roupa a mais? Qual será o lanchinho? Depois, voltam para a casa ou farão uma parada no shopping para tomar um sorvete? Aproveitem o dia todo coladinhos e registrem esse passeio especial com muitas fotos. O mais importante não é o local onde irão, e sim os momentos que estarão juntos, sem telas.