TOPO - PRINCIPAL 1190X148

ALERJ discute demandas da FAETEC, como concurso público

Os presentes discutirão os desafios e as perspectivas da instituição

Por Portal Eu, Rio! em 29/04/2019 às 18:03:00

A Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, fará amanhã (30/04), às 9h, na Casa Legislativa, a quinta audiência pública desta legislatura. Os presentes discutirão os desafios e as perspectivas, bem como as demandas, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

“Um dos temas de maior relevância a ser discutido na audiência é o concurso público para a chamada de professores, algo urgente nas unidades da FAETEC”, afirma Waldeck, que propôs também o Projeto de Lei 394/2019, objetivando transformar a FAETEC em Instituto Estadual Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro (IETERJ), com autonomia de gestão, finanças e pedagogia. “Sobre o concurso, estamos definindo as regras junto ao Ministério Público, mas o objetivo é de que o certame seja realizado ainda este ano”, declarou recentemente o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Recentemente, alunos da FAETEC fizeram uma manifestação pedindo melhores condições de ensino nas unidades. A falta de professores, de alimentação e também as condições precárias de conservação das unidades são problemas recorrentes, além da falta de transporte para alunos com necessidades especiais, como ocorre na unidade Favo de Mel, em Quintino. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas escolas ligadas à FAETEC não possuem certificado de aprovação, documento que atesta boas condições dos prédios e medidas de segurança (extintores, caixas de incêndio, iluminação, sinalização de segurança e portas corta-fogo).

Na primeira audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, em 12/03, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, apresentou um balanço de sua gestão. Na segunda, dia 19/03, houve discussão dos desafios, perspectivas e demandas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já no dia 26/03, foi realizado debate sobre as questões da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), enquanto a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) foi pauta no dia 02/04.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.