Tirar a Certidão de Histórico de Reconhecimento de Logradouro agora está muito mais fácil e rápido. Com o objetivo de reduzir a burocracia e melhorar o atendimento aos cidadãos cariocas, a Secretaria Municipal de Urbanismo e o IPLAN desenvolveram o portal Ruas.Rio. Nele, o contribuinte poderá obter sua certidão online imediatamente. Até então, as solicitações eram realizadas via Central 1746, levava dez dias úteis para que o documento fosse emitido e a retirada era na sede da Prefeitura, na Cidade Nova.
Além de facilitar o acesso direto à informação, a substituição da emissão de certidões analógicas por digitais representa também economia para o município - que reduz custos processuais e operacionais e não precisa mais produzir as cerca de 3500 certidões de papel anuais - e para o cidadão - que deixa de gastar com o deslocamento até a prefeitura. A emissão do documento é gratuita.
O processo de licenciamento de edificações da Secretaria Municipal de Urbanismo também será beneficiado com maior celeridade na prestação de informações sobre os logradouros oficiais da cidade.
A Certidão de Histórico de Logradouro é o documento em que a prefeitura atesta a evolução dos nomes oficiais de uma rua, travessa, praça etc., bem como define seus limites. Ela é necessária para, por exemplo, a atualização cadastral do Registro Geral de Imóveis. Ou seja, se alguém quer vender o imóvel, mas a rua teve alteração no endereço, é necessário levar a Certidão de Histórico de Logradouro ao Cartório de RGI para que seja feita a atualização e, assim, realizar a venda do imóvel.
Constam no documento as seguintes informações: nome oficial, código do logradouro, nomes anteriores oficiais, limite inicial e final e lista dos decretos de reconhecimento.
O Sistema de Histórico de Reconhecimento de Logradouro - Ruas.Rio pode ser acessado pelo endereço eletrônicohttp://ruas.rio. O link para o serviço também pode ser encontrado na lista de serviços da página da Secretaria Municipal de Urbanismo.