Nossas características físicas são definidas por genes que compõem o DNA. O que quase ninguém sabe é que há um grupo de genes que determina a relação do corpo com o alimento, conhecidos como genes do emagrecimento. O assunto deu início na Inglaterra, com o best-seller "The Sirtfood Diet". Desde então, especialistas do mundo todo se atentaram para o tema, buscando novas maneiras de aperfeiçoar o metabolismo.
Os genes do emagrecimento promovem vários benefícios como a desinflamação celular; a redução do risco de diabetes; e a melhora da função cognitiva. Um deles é o SIRT, que fabrica uma enzima associada à aceleração do metabolismo, a sirtuína.
"Ativamos essa enzima quando praticamos atividade física, ficamos em jejum ou comemos alimentos de um determinado grupo, do qual faz parte o morango”, explica a nutricionista Adriana Magalhães, da Clínica Ana Carolina Sumam.
A sirtuína ainda movimenta a gordura branca do corpo, conhecida como gordura ruim, e inibe a perda de massa muscular. A sua produção varia de pessoa para pessoa e pode ser enriquecida com a alimentação sirtfoods, que repõem a quantidade de sirtuína que o corpo não fabricou.
“Ativar as enzimas emagrecedoras faz bem pra todo mundo, além de ser uma bênção na dieta”, ressalta Adriana.
O início da dieta é restritivo, já que combina os benefícios das sirtfoods com períodos de jejum, para ativar o gene do emagrecimento.
Por exemplo:
- Primeiros 3 dias (1.000 cal/dia): 3 sucos verdes (ao longo do dia, 1h antes ou 2h após a refeição) + 1 refeição rica em sirtfoods + 20 g de chocolate amargo.
- Dias 4 a 7 (1.500 cal/dia): 2 sucos verdes + 2 refeições sirt.
- Duas semanas seguintes: 1 suco verde + 3 refeições + 1 ou 2 snacks com sirtfoods, se sentir fome.
Sirtfoods
Os alimentos que ativam o gene são: limão, frutas vermelhas, nozes, cebola roxa, café, rúcula, maçã e chocolate amargo.
Sirtrefeições
Abaixo, algumas receitas para as refeições que incluem sirtfoods:
Frango Picante
Peito de frango com couve, tomate e cebola roxa, temperados com gengibre, pimenta, açafrão, alcaparras, salsa e limão.
Falso Cuscuz
Mix de couve-flor crua, tomate seco, alcaparras, alho, pimenta, cebola roxa, gengibre, cúrcuma e limão, refogados no azeite.
Muesli Light
Coco ralado, tâmaras, nozes, cacau, morangos e iogurte grego.
Suco Verde
Duas folhas de couve batidas com um punhado de rúcula, salsa, dois talos de salsão, ½ maçã verde, limão e ½ colher de chá de matcha.