Organizações aproveitam o Dia do Trabalho para promover ação social. Em Anchieta, Caju e Madureira, dezenas de pessoas aproveitaram para colocar a documentação em dia e sem custo nesta quarta-feira (1), com o apoio do Detran-RJ e da Fundação Leão XII.
Foi o caso do desempregado Gilvan Silva Ferreira. Ele aproveitou o evento realizado na Ra Dagmar da Fonseca, o centro de Madureira, para regularizar a documentação. Sem trabalho formal há três meses, ele ficou sem a Carteira de Identidade quando foi assaltado.
“Fui roubado e levaram meus documentos. Por causa disso, estou há meses sem receber. Preciso da Carteira de Identidade. Estou tirando a segunda via porque estava difícil tirar uma nova. Se eu não trabalhasse por fora, estaria pior”, disse, acrescentando que é pai de um excepcional. Já Fernanda Rodrigues aproveitou o evento par retirar a segunda via da certidão de nascimento:
“Foi mais fácil e mais rápido. Estava precisando porque a minha é muito velha”, disse.
Durante o evento, participantes puderam realizar corte de cabelo, vacinarem-se contra a gripe e obter a Carteira de Trabalho Profissional.
O evento também foi marcado por manifestações de sindicatos de trabalhadores em favor da criação de novos empregos.
O Detran.RJ e a Fundação Leão XIII já atenderam 1.886 pessoas em ações sociais.