Uma forte ventania atingiu a praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (23), resultando em diversos transtornos e acidentes. Rajadas de vento, que chegaram a 70 km/h, provocaram quedas de mais de 100 banhistas, especialmente praticantes de standup paddle, contra as pedras na região do Posto 6, próximo ao Forte de Copacabana.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar as vítimas às 6h41. Mais de 100 pessoas foram socorridas devido ao impacto. O resgate foi finalizado às 6h58. Apesar da intensidade do vento e das ondas, que dificultaram o resgate, não houve registro de feridos em estado grave e não houve encaminhamento de ninguém para hospitais.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro escreveu: “alguns praticantes tentaram subir nas pedras do Forte de Copacabana, sofrendo escoriações leves pelo corpo. O resgate contou com o apoio do Exército, que liberou a passagem por terra; e do Forte, para o acesso dos guarda-vidas a essas vítimas. Sete pessoas necessitaram de atendimento da equipe médica do 3° Grupamento Marítimo de Copacabana (3° GMar), com escoriações leves”.
A atividade de standup paddle é comum na área, onde atuam vários instrutores, o que explica o grande número de pessoas envolvidas. A ventania foi considerada atípica, possivelmente relacionada à chegada de uma frente fria.
O meteorologista Wanderson Luiz Silva, da UFRJ, explicou que se tratou de um vento pré-frontal de quadrante norte. Ele prevê temperaturas elevadas de até 36 graus hoje e a possibilidade de novas rajadas de vento. "As pessoas precisam evitar esportes aquáticos em dias de ventos fortes", alertou Silva, indicando que as condições climáticas devem mudar no fim de semana, com a chegada de um clima mais frio.
O incidente ressalta a importância de estar atento às condições meteorológicas antes de frequentar as praias. Especialistas recomendam evitar atividades aquáticas em dias de ventos fortes e manter distância de pedras e áreas de risco. A Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas sobre a possibilidade de ventos fortes e ondas altas na região litorânea do estado.
O Sistema Alerta Rio informou que, apesar do tempo estável e das altas temperaturas, os ventos devem permanecer moderados a fortes, com máximas previstas de até 38°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 21% e 30% durante a tarde. Em casos de ventania, é aconselhável não se abrigar sob árvores ou coberturas frágeis e, em situações extremas - como tornados -, buscar abrigo em locais seguros e baixos.