A Copa da Rússia acabou para o Brasil. Após eliminação para a Bélgica, o técnico Tite, que deverá renovar seu contrato, irá começar a pensar em um novo ciclo de quatro anos para o próximo mundial, em 2022, no Catar. Alguns jogadores disputaram sua última Copa. Outros tem idade para outro mundial. Entre as duas Copas, há uma Copa América em 2019, realizada no Brasil, Olimpíada e eliminatórias. O Eu, Rio! Listará a situação de cada um dos 23 convocados e traça as possibilidades de convocação planejando daqui a quatro anos.
Goleiros
Alisson e Ederson são novos. Com 25 e 24 anos, respectivamente, deverão estar na próxima Copa. Cássio tem 30 e, como terceiro goleiro, não deverá frequentar a seleção. Não há, hoje, um goleiro desta faixa etária para assumir essa terceira vaga para o Catar
Laterais
Marcelo tem 30 anos. Pode ter mais uma Copa, mas depende se terá o mesmo fôlego para a posição. Pode ser que jogue mais adiantado com o passar da idade. Daniel Alves, cortado por lesão, também não terá idade. Filipe Luis tem 32 e deve ter feito sua última Copa. Danilo se lesionou durante a Copa e pouco foi avaliado. Ele tem 26 anos e tem idade. Depende da regularidade durante o ciclo. Fagner tem 28 e até pode estar no grupo. Para testes, há alguns bons jogadores com idade para evoluir nos próximos anos. João Pedro, lateral que foi para o Porto, tem 21 anos e poderá se destacar. Jorge, ex-Flamengo, tem 22 e Alexandro, da Juventus. Zeca, hoje no Inter/RS, é outro que pode ser lembrado.
Zagueiros
Quase todos os convocados para este Copa têm acima de 32 anos. Thiago Silva e Miranda, 34. Geromel 32. Marquinhos é o único mais novo e provavelmente deverá ser o único a permanecer para o ciclo. No futebol brasileiro há bons zagueiros com boa idade para iniciar carreira na seleção, como Léo Duarte (Flamengo), Igor Rabello (Botafogo), Jemerson (Mônaco) e Rodrigo Caio (São Paulo).
Volantes
Casemiro, um dos melhores da posição, tem 26 anos e tem tudo para continuar. Paulinho tem 29, mas pode perder espaço, pelo menos para a próxima Copa. Fernandinho tem 33 e está fora. Renato Augusto, 30, provavelmente, também está fora. E Fred, com 25, precisa ter bom desempenho na Inglaterra para se firmar no grupo. De passagem, Arthur (ex-Grêmio e atual Barcelona) com 21 anos deverá estar dentro desse ciclo. Rodrigo Dourado (Inter/RS) pode ser lembrado. Lucas Paquetá, que é meia ofensivo, mas pode fazer esse segundo volante, também está cotado.
Meias ofensivos
Philippe Coutinho tem 25 anos e caixa para se manter no grupo. Willian tem 29 e Douglas Costa, 27, tem chances de seguir, dependendo do desempenho dos próximos anos. Taison, 30 anos, está fora. Neymar, com 25, certamente estará, apesar de não ter feito uma grande Copa este ano. Dos meias que estão surgindo, Pedrinho (Corínthians), Rodrygo (Real Madrid) estão no radar. Rafinha Alcântara, se voltar bem de lesão e for bem no Barcelona. Por fora, Gérson (Roma) e David Neres (Ajax)
Atacantes
Posição que tem mais nomes em potencial para 2022. Além de Gabriel Jesus, 21, e Roberto Firmino, 26 (terão que manter nível alto para continuar na seleção, mas com idade para isso), há novos jogadores pintando no radar. Vinícius Junior, se tiver quatro anos regulares no Real Madrid, deverá ser convocado já pós-Copa. Tite havia buscado um centroavante para a Rússia e poderá dar chance ao jovem Pedro (Fluminense). Paulinho, ex-Vasco da Gama e agora no Bayern Leverkusen também poderá ter chances. E Richardson, que vem se destacando no Watford da Inglaterra, também tem potencial para ser lembrado por Tite.