Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

No Centro do Rio

Exposição gratuita "Corpo/Palavra" celebra a linguagem da colagem nas artes visuais

Mostra reúne obras inéditas de Maurício Planel, incluindo, além de colagens tradicionais, sketchbooks, vídeo-colagens e assemblages


CCJF sedia a exposição. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), localizado na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, recebe, entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro de 2024, a exposição Corpo/Palavra, do colagista Maurício Planel. A mostra gratuita, que estará no Gabinete de Fotografia do CCJF, localizado no 1º andar do prédio histórico, celebra a linguagem da colagem nas artes visuais, destacando seu potencial expressivo e inovador. Reunindo obras inéditas, inclui não apenas colagens tradicionais, mas também sketchbooks — bloco em branco para desenho usado por artistas como parte do processo criativo —, vídeo-colagens e assemblages — montagem ou colagem em que o artista expressa seu imaginário —, revelando como fragmentos de imagens e palavras podem se combinar para criar novas narrativas e significados. “Corpo/Palavra é uma lembrança da importância do diálogo entre as pessoas, de encontrar encaixes que possam somar para uma sociedade mais plural e democrática entre os recortes das visões tão diferentes sobre o mundo”, explica Planel. Ele conta que no processo criativo da collage realizam-se encontros improváveis para um objetivo maior. “Podemos e devemos transferir essa forma de pensar e agir no nosso dia a dia”, ressalta o colagista.

Planel também destaca quão gratificante é expor seu trabalho em um centro cultural histórico na cidade do Rio de Janeiro, cuja abertura será no próximo sábado (31), às 15h. “É um espaço que abriga das artes clássicas até as mais inovadoras, e isso tem bem a cara da collage, transitar entre o antigo e o novo”, ressalta. Em um prisma mais amplo, sobre a contribuição da colagem nas artes visuais, o artista explica que ela contribui para a linguagem contemporânea. “A collage está nas galerias, meios de comunicação e nas ruas. Vamos cortando e colando pedaços de imagens com histórias muito diferentes. À primeira vista seria impossível que elas se combinassem, mas sim, unidas, contam muitas histórias e fazem perguntas para o público”, completa.

Sobre Maurício Planel

Artista que atua nas artes visuais e na educação, destacando-se na colagem, animação _stop motion_ e digital, além de _assemblages_. Sua obra aborda temas como a memória, o processo de envelhecimento e a apreciação do acaso. Dentre as exposições mais recentes, individuais e coletivas estão: três uruguaios no Rio De la Plata (2022), Coletiva Instituto Cervantes, no Rio de Janeiro, Exposição Semana Guernika Viva (2022), na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, Red Collage Peru – Hábitat (2022), na Galeria de Arte da Universidade de Lima, no Peru, Kolaj Fest - Collage on Screen (2023), em New Orleans, Estados Unidos, International Latin American Art Exhibition (2023), na Retroavangarda Gallery, em Varsóvia, Polônia, Nossos nós (2024), na Galeria Recorte, em São Paulo. Planel é membro do coletivo Collagistas Sin Fronteras e da Sociedade Brasileira de Colagem. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Exposição Corpo/Palavra, de Mauricio Planel

Data de abertura: 31/8 (sábado), às 15h

Período de visitação: 31/8 a 29/9/2024, terça a domingo, das 11h às 19h

Valor: gratuito

Local: Gabinete de Fotografia do CCJF

Avenida Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ (há também a possibilidade de acesso pela Rua México 57)




Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!