Após trabalho integrado de inteligência entre a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio (SSI) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MG), com ajuda de informações passadas pelo Disque Denúncia (2253-1177), após determinação da chefia de Operações, policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC), prenderam na Rua Tancredo Neves, na Favela Nova Holanda, Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, o criminoso, foragido da Justiça de Minas Gerais, Leonardo Ribeiro dos Santos, de 34 anos. No ato da prisão foi feito vasculhamento com os cães de faro Zap e Issan do BAC, onde não foi possível detectar algo ilícito no local (armas, drogas e explosivos).
Oriundo da cidade de Uberlândia/MG, ele era um dos alvos da “Operação Balada”, desencadeada pela Polícia Federal em outubro de 2021, que desarticulou um esquema de tráfico de drogas, armas de grosso calibre, milícia armada e lavagem de dinheiro em cidades mineiras, além dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo, onde o esquema teria movimentado cerca de R$ 2 bilhões de reais, resultado das atividades da Organização Criminosa, com sede em Uberlândia/MG.
Diante dos fatos, ele foi levado à 21ª DP (Bonsucesso), onde foi cumprido um Mandado de Prisão, expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Uberlândia, pelos crimes de Organização Criminosa e Tráfico de Drogas. Posteriormente, foi encaminhado a uma unidade prisional da SEAP/RJ, onde ficou acautelado à disposição da Justiça de Minas Gerais.
O SSI/PMERJ solicita à população que repasse de forma anônima informações sobre a localização de foragidos da Justiça, para o Disque Denúncia, pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Anonimato Garantido