A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) deu início nesta sexta-feira (06) a uma grande operação de transferência de presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste da cidade. Ao todo, 1.063 detentos estão sendo realocados devido à reforma no Instituto Penal Vicente Piragibe, que abriga criminosos do Comando Vermelho (CV) e foi palco de uma tentativa de fuga em massa, frustrada após a descoberta de um túnel no início da semana.
Os presos estão sendo levados para o Presídio Muniz Sodré, que fica a cerca de 1 km de distância, ainda dentro do complexo penitenciário. A operação envolve o uso de micro-ônibus para o transporte dos internos. Logo após a descoberta do túnel, 15 detentos foram transferidos para uma unidade de segurança máxima.
A reforma do Vicente Piragibe deve durar até 15 dias. Durante esse período, obras serão realizadas para reduzir o tamanho das tubulações de esgoto e evitar novas tentativas de fuga. Após a conclusão, o local receberá presos de outro perfil.
No Vicente Piragibe, os detentos cumprem regime semiaberto e circulam livremente pelo pátio durante o dia. Mas, após a descoberta do túnel, a rotina mudou e as atividades no pátio foram suspensas.
O plano de fuga foi desmantelado na última segunda-feira (3), quando a Subsecretaria Operacional levantou suspeitas sobre as atividades dos detentos. Eles cavavam um túnel de forma bem discreta. A terra removida era armazenada em sacos para evitar desmoronamentos. O túnel chegava até a tubulação de esgoto, por onde planejavam escapar.