TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Premiado "Casa Caramujo" tem apresentações gratuitas na Pavuna

Peça teatral venceu Prêmio CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro Infanto-Juvenil - de Melhor Espetáculo de Formas Animadas

Por Portal Eu, Rio! em 11/09/2024 às 18:57:53

Foto: Divulgação

No ano de sua estreia, "Casa Caramujo" recebeu mais de vinte Indicações aos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural, vencendo em todos na categoria Melhor Ator para Marcio Nascimento e Melhor Espetáculo de Formas Animadas. Desde então, a peça teatral vem percorrendo diversas cidades brasileiras em temporadas, turnês e circulações.

A apresentação experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro), abordando de maneira lúdica um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte.

A peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis, no mergulho do desconhecido. Com texto de Gustavo Paso, inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.

Sinopse

Um caramujo resolve tomar um banho no Rio Perequê (Paraty) e deixar sua casa “esperando” na beira do píer. O que ele não esperava é que houvesse um entrevero que iria resultar na desgraça de sua vida. Jonas, um menino que morava sozinho com sua mãe, acorda num outro canto da cidadezinha e tem a surpresa de ver que sua mãe está adoentada. Ligeiro como um raio corre até a cidade para buscar um médico.

No caminho, ele percebe que não está sozinho. Uma senhora de preto então se aproxima e pede informações sobre sua própria mãe. Jonas entende que está de frente para a Dona Morte! Então, ele se coloca em posição de ataque e enfrenta a “Dona Morte”. Num movimento rápido, tira sua foice e consegue ameaçá-la, fugindo dos ataques. Ela vai ficando incrivelmente pequena... é quando Jonas consegue pegá-la pelo pescoço e aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo.

É, a casinha do nosso amigo caramujo foi para no fundo do rio Perequê com a morte lá dentro. Quando Jonas retorna para casa, encontra sua mãe bem. Mas, aos poucos, todos os moradores da cidade começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, quebrar ovos, ao pescar os peixes não morrem, as verduras também não saem da terra... todos compreendem que NADA MAIS MORRE.

Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal.

Gustavo Paso

Gustavo Paso, carioca, diretor, dramaturgo, cenógrafo e artista plástico é reconhecidamente um dos notáveis diretores do teatro brasileiro, com seguidos trabalhos de grande reconhecimento de público e crítica, além de inúmeras indicações e prêmios importantes. Na última década seus espetáculos figuraram entre os melhores do ano tanto no Rio como em São Paulo.

Paso estreou sua adaptação do clássico conto O ALIENISTA de Machado de Assis no palco principal da Cidade das Artes-RJ, abrindo com maestria a temporada, o espetáculo recebeu 17 indicações ao Prêmio CENYM, saindo-se vencedor nas categorias: Melhor Cia de Teatro; Melhor Direção de Arte, Melhor Diretor, Melhor Fotografia de Propaganda; Melhor Texto Adaptado e Melhor Espetáculo de 2022.

Em 2019 trouxe sua versão de O PREÇO de Arthur Miller, arrebatando plateias e crítica especializada, logo se tornando um dos principais destaques da temporada carioca. Em 2018 apresentou dois novos espetáculos que ficaram entre os melhores do ano: HOLLYWOOD de David Mamet em São Paulo, onde foi o único diretor a concorrer aos dois prêmios mais importantes do teatro brasileiro: Prêmios SHELL e APCA como Melhor Diretor de São Paulo de 2018; e CASA CARAMUJO (infanto-juvenil) com 23 Indicações em três dos prêmios mais representativos deste gênero: Prêmio CBTIJ “Centro Brasileiro de Teatro Infanto-juvenil”; “Prêmio Zilka Salaberry” e “Prêmio Botequim Cultural”, ganhando Melhor Espetáculo de Formas Animadas e Melhor Ator alcançando unanimidade nos três prêmios.

Em 2021 colocou em prática o projeto CINE TEATRO EPIGENIA, “aproveitando” a paralisação dos teatros, levando para todo Brasil através do audiovisual, RACE, seu premiado espetáculo e o inédito TOUCH, onde assinou a dramaturgia e cenografia.

Já em 2023 reestreou dois espetáculos inéditos. Os premiados CASA CARAMUJO, que retorna em turnê no RJ, e O ALIENISTA que fará sua estreia em SP com parte do elenco paulista e circulação pelo Sesi Viagem Teatral do sucesso DE PERTO NINGUÉM É NORMAL. A Cia se prepara para estrear ainda esse ano sua versão de Otelo.

Ficha Técnica

Elenco

Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Farley Matos, Vinicius Cattani e Tatiana Sobral

Texto e Direção: Gustavo Paso

Trabalho de Formas Animadas: Gustavo Paso e Eduardo Andrade

Figurinos: Luciana Falcon Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Fundo do mar: Eduardo Andrade e Gustavo Paso Adereços

Cenográficos: Gabriela Castro

Direção Musical: Andre Poyart

Direção de Produção: Luciana Fávero

Bonecos: Marise Nogueira, Marcio Newlands, Liliane Xavier, Jorge Allen, Rita Spiere e Eduardo Andrade

Realização CiaTeatro Epigenia

Serviço

Local: Arena Jovelina Pérola Negra - Pavuna

Data: Sexta 20 de setembro às 10h - 13:30 - 15:30

Ingressos: Gratuito - retirada na semana do evento, na bilheteria

As apresentações serão com intérprete de libras e audiodescrição

Informações: 27250364 - 998526573

Duração: 55 minutos

Classificação: Indicado para maiores de 06 anos Capacidade: 160 lugares

Site da Cia www.epigenia.art

Instagram: @ctepigenia

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.