Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, que faz fronteira com Minas Gerais, respira as tradições da produção rural e das festas interioranas. Não poderia ser diferente: a cidade foi escolhida para fechar a estação mais fria do ano com chave de ouro com o FIGPOR, Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais, que teve sua primeira edição na cidade fluminense de Carmo este ano. Grandes nomes da arte nacional, como Joanna, Ara Ketu, Carlinhos de Jesus e Toni Garrido aquecem a cidade neste final de semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, com entrada gratuita no Parque de Exposições de Aparecida.
Entre café, cachaça e queijo, a programação começa às 17h durante os três dias, com praça gastronômica valorizando os produtores locais, feira do produtor rural, atividades culturais e claro, muita música. Criado pela LEP Produções, o festival tem o objetivo de fortalecer a cultura e o empreendedorismo local. “Isso está em nosso DNA”, afirma Tayana Santos, CEO da empresa.
“Outra premissa da LEP é ir para lugares que normalmente grandes eventos não chegam, mas tem muito a oferecer. Sapucaia é uma região que apesar de pequena, ferve de eventos e os distritos são muito distantes. Jamapará, distrito de Sapucaia que escolhemos, tem uma cultura de produtores rurais muito forte, então, como já é nossa vertente, vamos levar palco para lugares que precisam de palco”.
Programação:
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Café, cachaça e queijo
Como um festival gastronômico, o FIGPOR reunirá os melhores produtores da região em dois diferentes espaços: a Feira do Produtor Rural, com exposição e comercialização dos produtos e a Praça Gastronômica, com uma estrutura confortável e opções diversificadas para receber os mais diversos paladares. Os stands serão focados em produtores locais e de cidades próximas.
Expectativa de público e empregos gerados
Com pouco menos de 20 mil habitantes, Sapucaia irá ferver. A previsão é que, ao longo dos dias de evento, o público varie de 4 mil, podendo chegar a até 8 mil pessoas. Quando o assunto é empregos gerados, a estimativa é que o evento gere 400 empregos diretos e até 1.200 indiretos.
O projeto é uma realização da LEP Produções com o apoio Institucional da Prefeitura de Sapucaia através da Secretaria de Cultura e Turismo. E conta com patrocínio oficial da empresa de energia LIGHT, Instituto BAT, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Saiba mais em: www.instagram.com/figpor
SERVIÇO