No próximo sábado (11), Tia Surica vai homenagear a saudosa Clara Nunes. A celebração pretende relembrar todo o cuidado que a cantora tinha com a escola azul e branco de Oswaldo Cruz. Para isso, ninguém melhor que a pastora da Portela para realizá-la. Os shows acontecem no Centro da Música Carioca Artur da Távola. Serão duas apresentações: uma às 17h e outra às 20h.
Vale destacar que Clara faz parte da memória de uma das mais simbólicas personagens da águia da zona norte. Segundo Tia Surica, são muitas as lembranças.
"Certa vez, na época em que eu saía na ala das baianas, nos deram uma roupa muito pobre, feita com um metaloide horrível, e dissemos que não iríamos desfilar. Ela chamou a nossa atenção na mesma hora: 'Vão, sim! Somos Portela!'. Nós, é claro, acatamos", recorda a pastora.
Clara Nunes morreu em 1983, vítima de uma reação alérgica à anestesia durante uma cirurgia de varizes. O corpo da cantora foi velado na quadra da azul e branco de Oswaldo Cruz. Na ocasião, Tia Surica estava lá e ajudou nos preparativos. Se Clara fosse viva, faria 75 anos no dia 12 de agosto. Foi pensando nisso que a integrante da Velha Guarda da Portela está preparando um tributo com participações especiais das cantoras Nilze Carvalho e Ana Quintas. A direção musical é de Paulão 7 Cordas.
Neste ano, depois da homenagem da Portela no desfile do , com o enredo "Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá", chegou a vez de “Tia Surica canta Clara Nunes”. No repertório, estão sambas inesquecíveis gravados pela saudosa guerreira, como “Conto de areia”, “Portela na avenida”, “Lama”, Canto das três raças” e “O mar serenou”.
Centro da Música Carioca Artur da Távola fica na Rua Conde de Bonfim 824, na Tijuca. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada). As sessões serão às 17h e às 20h.