Atendimentos em evolução
A nova base terá duas ambulâncias para atender a população dos três bairros da Zona Oeste.
No primeiro semestre deste ano, a equipe do SAMU-RJ atendeu 110.725 ocorrências apenas na capital do Rio de Janeiro - um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Presente na inauguração em Vargem Grande, a secretária Estadual de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância de aprimorar a cobertura do atendimento na capital.
- Com a implantação da nova base do SAMU, o atendimento será mais ágil e qualificado para os moradores de Vargem Grande, Vargem Pequena, além de oferecer apoio ao bairro do Recreio dos Bandeirantes, até a inauguração de sua unidade. Tempo é vida, por isso temos investido no atendimento qualificado com a aquisição de motolâncias, que chegam mais rápido em locais de difícil acesso, e ambulâncias para resgate e transporte de pacientes para unidades de saúde. Um investimento nunca feito antes - frisou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Capital tem bases em diversos bairros
O SAMU-RJ pode ser acionado pelo telefone 192 em diversas situações de emergência como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto, suspeita de infarto ou AVC, entre outras.
Na Capital, o SAMU vem ampliando as bases descentralizadas em todas as regiões, entre elas estão as de São Cristóvão, Tijuca, Quintino, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Barra, Campo Grande e Sepetiba, na Zona Oeste; Copacabana, Botafogo e Gávea, na Zona Sul, além das comunidades da Muzema, Maré e Jacarezinho.
- A população está muito ansiosa para a operação da unidade, e temos certeza que isso será uma ação extremamente positiva para a população de Vargem Grande. Como presidente da associação e como cidadão, eu me sinto muito feliz com essa possibilidade de atendimento à população local - afirmou o presidente da Associação de Moradores Amigos de Vargem Grande, Francisco Caldeira.