O Flamengo saiu em desvantagem no jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Nesta quinta-feira (29), o Rubro-negro recebeu o Peñarol-URU no Maracanã e foi derrotado pelo placar de 1 a 0. Cabrera fez o gol dos uruguaios aos 13 minutos do primeiro tempo.
64 mil torcedores estiveram presentes no estádio e protestaram contra o técnico Tite, xingando o técnico rubro-negro e vaiando a equipe. A decisão pela vaga nas semifinais da competição continental ficou para a próxima quinta-feira (26) no Uruguai. O Peñarol terá a vantagem do empate e o Flamengo precisa vencer por mais de dois gols de diferença para avançar. Uma vitória rubro-negra por apenas um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Cabrera abre o placar no Maracanã
O Flamengo entrou campo defendendo 26 jogos de invencibilidade no Maracanã pela Libertadores. A última derrota tinha sido justamente para o Peñarol, em abril de 2019. O Rubro-negro teve dificuldades de criação na primeira metade da etapa inicial, quando o adversário foi bem e abriu o placar aos 12 minutos.
O gol do Peñarol saiu no contra-ataque, marcado pelo meia Cabrera. Após erro de passe de Pulgar, o jogador uruguaio finalizou. A bola chegou a bater na trave, mas venceu o goleiro Rossi e entrou.
Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo chegou a dominar o jogo, criando ótimas oportunidades de empate. Mas o goleiro Aguerre teve grande atuação, impedindo o Rubro-negro de marcar.
Derrota em casa e protesto nas arquibancadas
Após o intervalo, o Peñarol voltou com a mesma formação, mas Tite trocou Varela por Wesley na lateral-direita. Após o visitante quase ampliar, no início do segundo tempo, o técnico rubro-negro fez novas mudanças. Entraram Carlinhos e Ayrton Lucas nas vagas de Plata e Alex Sandro, respectivamente.
O Flamengo continuou firme no ataque, querendo empatar. Mas Aguerre se manteve seguro na defesa. Aos 22 minutos foi o Peñarol que mexeu com três substituições: saíram Jaime Báez, Cabrera e Darias; entraram Lucas Hernández, Sequeira e Gastón Ramirez. Dois minutos depois, Léo Ortiz substitui De la Cruz na equipe carioca. Por último, Facundo Batista deu lugar a Maxi Silveira e Mayada entrou na vaga de Milans.
Mas não houve alteração no placar na etapa complementar. O resultado de 1 a 0 se manteve para os visitantes e a torcida rubro-negra, que mais uma vez lotou o estádio, saiu na bronca com o treinador. Houve diversos protestos contra Tite nas arquibancadas.
Ficha Técnica
FLAMENGO 0 X 1 PEÑAROL
Conmebol Libertadores (quartas de final) Jogo de ida
Gol: Cabrera (12/1T)
Cartão Amarelo: Pulgar, Plata (FLA); Javier Mendez, Damián Garcia, Aguerre (PEN)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Data: 19 de setembro de 2024 (quinta-feira)
FLAMENGO: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro (Ayrton Lucas), Erick Pulgar (Alcaraz), De la Cruz (Léo Ortiz), Gerson, Arrascaeta, Plata (Carlinhos), Bruno Henrique. Técnico: Tite
PEÑAROL: Aguerre, Milans (Mayada), Germán Rodríguez, Javier Mendez, Maxi Oliveira, Damián Garcia, Darias (Gaston Ramirez), Cabrera (Sequeira), Léo Fernández, Jaime Báez (Lucas Hernández), Maxi Silveira (Facundo Batista). Técnico: Diego Aguirre