Um grupo de moradores da Rocinha, Jacarezinho, Mangueira, Maré, Barreira do Vasco e Parada de Lucas se formaram, nesta quinta (09), no curso gratuito de panificação e confeitaria que faz parte do programa social “Alunos de Talento, Estrela da Manhã”, promovido pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) em parceria com a Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (Abipan). O programa social “Alunos de Talento, Estrela da Manhã” foi criado para ajudar quem está sem emprego a se qualificar e buscar uma oportunidade de trabalho. Os cursos de panificação, confeitaria e confeitaria artística contam com a experiência de 16 “chefs” com nome no mercado e que, em 4 meses, orientam e transmitem conhecimento aos seus aprendizes. A primeira turma dos cursos se formou em setembro de 2018 com 43 participantes e a de hoje forma mais 52 alunos.
Na cerimônia de formatura realizada na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, onde também são realizados os cursos, a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, fez um discurso emocionado sobre a realização do curso.
“O trabalho realizado aqui é uma das coisas mais bonitas que existem na Guarda Municipal, e eu só tenho a agradecer a todos que de alguma forma fizeram este programa se tornar realidade. Muitos que se formaram aqui já estão inseridos no mercado de trabalho, atuando em empresas e conseguindo levar o sustento para a família. Espero que muitas outras pessoas possam ser beneficiadas”, disse a inspetora geral Tatiana Mendes.
Além dos integrantes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), participaram da solenidade o presidente da Abipan, José Antônio de Almeida Sampaio, os 16 “chefs” e convidados dos alunos do projeto.
Nessa turma de formando, 11 alunos conseguiram uma vaga profissional no mercado de trabalho e outros, com os conhecimentos adquiridos no curso, pretendem abrir seu próprio negócio.
“Estou realizada, pois tinha muita vontade de fazer esse curso, mas não tive condições. Além da técnica, aprendi a otimizar os ingredientes, precificar produtos e a gerir melhor o tempo de preparação dos itens.”, disse Kátia Ferreira Coelho, moradora do bairro de São Cristóvão.
Os cursos gratuitos de panificação e confeitaria são feitos na própria sede da GM-Rio, na Avenida Pedro II, 111, em São Cristóvão. O candidato deve ter a partir de 16 anos e se inscrever na Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (Abipan), pelos telefones: 2508-8048 ou 2509-1225. Os familiares dos guardas também podem se inscrever na própria sede da GM-RIO.