TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Fluminense festeja o centenário do Estádio de Laranjeiras

Craques do presente e do passado parabenizam o local histórico e falam das boas lembranças

Por Rosária Farage em 11/05/2019 às 11:07:24

Foto: Lucas Merçon/ FFC

O Estádio Manuel Schwartz, mais conhecido como Estádio das Laranjeiras, completa neste sábado (11) 100 anos de existência e o Fluminense Footbal Club anuncia uma extensa programação para festejar o centenário deste local histórico. O lançamento de medalhas comemorativas, um evento para que torcedores possam jogar naquele gramado e o anúncio da capa do livro "Estádio de Laranjeiras 100 anos" são algumas das ações oficiais do clube.

O estádio foi palco dos primeiros jogos do Escrete Canarinho, sendo a perdida inaugural uma vitória de goleada do Brasil contra o Chile por 6 a 0, na estreia do Sul-Americano de Seleções, a atual Copa América. A partir daí, Laranjeiras foi o principal palco de futebol do país por muitos anos. Mesmo sem jogar lá, equipes campeãs do time principal no esporte tiveram por longo tempo, antes do Centro de Treinamento Pedro Antônio, na Barra, o local como referência e base para os treinos.

O ex-jogador Washington, Coração Valente, campeão brasileiro em 2010 pelo Fluminense, foi um dos que treinaram e conviveu naquele ambiente de onde guarda as melhores lembranças. Atualmente Secretario Nacional de Esporte e Lazer, ele falou com exclusividade aos Portal Eu, Rio! sobre o sentimento que nutre pelo estádio e todo ambiente da sede do clube em Laranjeiras.

"Pra mim foi uma honra, um prazer enorme em poder treinar lá, onde não joguei porque na minha época já não tinha jogos. Vivi toda aquela estrutura histórica, tanto para o futebol como para o Rio de Janeiro. Ali está colocado o salão mais nobre, onde tem as melhores festas e comemorações. Pude vivenciar dentro dos vestiários e de toda estrutura momentos inesquecíveis. É uma honra poder ter feito parte das Laranjeiras. São 100 anos de glórias e história, que fico muito orgulhoso de fazer parte", homenageia Washington .

A última partida dos profissionais disputada no campo do aniversariante centenário foi em 2003, quando os tricolores empataram em 3 a 3 com o Americano. O fato de ter perdido capacidade de público a partir de 1961, quando parte da arquibancada foi demolida para que a Rua Pinheiro Machado fosse aberta, a falta de maior zelo com o patrimônio histórico e adequações exigidas fez do estádio apenas local de treinos e jogos da categoria de base, agora também abrigando as partidas do time feminino recém-formado.

O técnico de futebol Duílio, ex-zagueiro e capitão tricolor acredita que se houvesse maior interesse e determinação, o Estádio de Laranjeiras poderia voltar a receber os jogos do Fluminense, tornando-se um caldeirão para partidas menores do clube. Existe realmente um projeto de reforma e revitalização do local, que devolveria ao estádio o protagonismo de outrora. Ele será entregue a todos os candidatos no dia8 de junhoe foi idealizado por conselheiros e torcedores.

"O estádio de Laranjeiras tem a sua tradição, leva o nome de Manuel Schwartz, um dos grandes presidente do Fluminense Football Club. De um clube do qual eu fui capitão, campeão brasileiro e carioca (83-84). Deixa saudades. Hoje, Laranjeiras não é mais a mesma. O estádio está jogado as traças pela inescrupulosa e malfadada administração de pessoas que só pensaram nelas e nunca pensaram no clube e no estádio em si. O Fluminense hoje poderia, como no meu tempo, até mandar jogos lá. Espero que as pessoas que hoje estão à frente do clube e as que vão voltar a estar, independente de quem seja, possam concluir obras e deixá-lo viável para jogos", diz o eterno capitão tricolor.

Duílio acrescenta, falando ao Portal que a comemoração do centenário merece ser brilhante, a altura de um estádio que deixou para ele e seus companheiros da década de 80 excelentes lembranças. Ele espera que os próximos eleitos possam promover a conclusão e início de obras que viabilizem o retorno do público para jogos oficiais. Comenta que o local por onde já passaram muitos craques merece, nesta data, fogos, aplausos e total melhoria.

Nas redes sociais as manifestações vem de toda parte. Destaque do elenco tricolor, considerado um dos melhores atacantes brasileiros da atualidade, o atacante Pedro foi um dos primeiros a se manifestar com um vídeo postado para parabenizar o aniversariante. O atleta espera comemorar a data com uma vitória no clássico com o Botafogo, no Maracanã, onde deve voltar a ser titular após um retornos gradual aos campos.

"Um momento marcante meu na Laranjeiras foi quando a gente ganhou do Vasco de 5 a 0 pelo sub-20 e tive a felicidade de marcar dois gols. Um estádio que representa muito para o nosso time, o Fluminense. Parabéns pelos 100 anos", declarou o craque e artilheiro tricolor.
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.