Botafogo e Grêmio ficaram no empate em zero a zero no estádio Mané Garrincha em partida válida pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Glorioso chegou aos 54 pontos e se mantém na liderança com 1 ponto a mais do que o vice líder, Palmeiras.
Foi um primeiro tempo equilibrado no Mané Garrincha. Botafogo e Grêmio tiveram momentos distintos durante a etapa inicial. O Glorioso tentou explorar as laterais, principalmente a direita, com a dupla Vitinho e Luiz Henrique. Foi justamente do lateral direito a principal chance do Fogão na partida, quando o camisa 22 apareceu livre na área e acabou cabeceando para fora. Já o Grêmio tentou explorar os espações deixados pelo lado esquerdo da defesa botafoguense, já que Marçal e Barboza deixavam espaço por ali. A principal chance do Tricolor saiu dos pés de Edenilson, que invadiu a área pela esquerda e chutou para boa defesa de John.
A segunda etapa foi bastante truncada e com protagonismo para a arbitragem. O Fogão chegou a balançar as redes, com Bastos, mas o gol acabou sendo anulado pelo VAR por impedimento. Na reta final, uma loucura e lambanças da arbitragem. Primeiro, Monsalve achou expulso por acertar cotovelada em Vitinho. O árbitro então foi somando acréscimo atrás de acréscimo e acabou terminando o jogo num contra-ataque do Botafogo, quando ainda faltavam dois minutos para o cronômetro bater o tempo acrescido por ele.
Agora, na sequência da temporada, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana. O Glorioso viaja até Curitiba para enfrentar o Athletico, no sábado, às 16h30. Já o Grêmio recebe o Fortaleza, na sexta, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro
Estádio Mané Garrincha - 28 de setembro de 2024
Botafogo 0 x 0 Grêmio
Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Barboza, Marçal (Alex Telles); Luiz Henrique, Danilo Barbosa (Allan), Tchê Tchê, Matheus Martins (Igor Jesus); Almada (Savarino) e Tiquinho Soares (Jr. Santos).
Técnico: Artur Jorge
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Gustavo Nunes, Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Pepê, Cristaldo (Nathan Fernandes); Edenilson, Aravena (Monsalve) e Braithwaite.
Técnico: Renato Gaúcho
Cartão amarelo: Bastos, Luiz Henrique e Igor Jesus (BOT) / Villasanti, Kannemann e Marchesín (GRE)
Cartão vermelho: Monsalve (GRE)