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São Paulo em lusco-fusco

Aneel dá 60 dias para Enel esclarecer apagões constantes, sob pena de recomendar fim da concessão

Mais de 500 mil clientes residenciais ou comerciais seguem sem luz elétrica na maior Região Metropolitana do País


Aneel convocou reunião de emergência para sanar falta de luz em São Paulo, área de concessão da Enel, que enfrenta apagão pela terceira vez em um ano. Foto: Ascom Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, no final da tarde deste domingo (13/10) em São Paulo, reunião com concessionárias de distribuição e transmissão para verificar e avaliar as ações de restabelecimento de energia no Estado de São Paulo. Na reunião foram avaliados cenários de atendimento em cada localidade e área de atuação, as ações até então tomadas pelas empresas, as equipes mobilizadas, os recursos materiais e humanos disponíveis.

A agência informa que também solicitou que a diretoria de fiscalização intime a Enel, dando um prazo de 60 dias para a empresa se manifestar. Após esse período, a agência pode eventualmente recomendar o fim do contrato. E em resposta a um ofício do Ministério sobre falhas na fiscalização e sanções, a Aneel disse que cobrou mais de R$ 320 milhões em multas da distribuidora desde 2018.

Em seu site, a Enel informou que até madrugada de hoje, mais de 1,5 milhão de clientes que ingressaram chamados ao longo dos últimos dias tiveram o serviço normalizado. E que a empresa segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para cerca de 530 mil clientes impactados.

A reunião foi conduzida pelo diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa. Também estavam presentes o superintendente de fiscalização da ANEEL, Giácomo Bassi, o diretor presidente da ARSESP, Thiago Nunes e representantes das empresas Enel São Paulo, Neoenergia, EDP São Paulo, Energisa Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista CPFL Santa Cruz, ISA CTEEP e Eletrobras Sudeste. Durante a reunião também foi discutida possibilidades de compartilhamento de equipes e infraestruturas entre as empresas.

.A ISA CTEEP, por exemplo, em alinhamento com orientação da ANEEL, disponibilizou parte de suas equipes para apoiar o sistema de distribuição de energia que teve sua rede afetada. O objetivo é contribuir para que o fornecimento de energia à população seja normalizado o mais rápido possível.

Em atendimento a orientação da ANEEL, a EDP São Paulo disponibilizou durante o fim de semana equipes para a Enel SP, como esforço coordenado para agilizar o reestabelecimento do fornecimento de energia aos consumidores da área metropolitana de São Paulo.

A Light do Rio de Janeiro, também atendendo solicitação da ANEEL, disponibilizou neste domingo, 26 profissionais, entre eletricistas, técnicos e supervisores, além de seis caminhões cesto aéreo (simples e duplo), uma caminhonete e quatro veículos leves, para suporte ao restabelecimento da energia elétrica em São Paulo.

Esse esforço concentrado entre as empresas visa o restabelecimento da energia dos consumidores de São Paulo atingidos pelas graves ocorrências no Estado. As ações definidas serão encaminhadas para conhecimento do Ministério de Minas e Energia (MME).




Aneel e RadioAgência Nacional

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